Neste vídeo, Pedro, técnico em eletrônica e administrador do canal Ibytes Brasil, ensina como montar um emissor infravermelho utilizando componentes discretos.
O processo é simples e pode ser realizado por qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento em eletrônica.
No vídeo, Pedro explica os conceitos básicos de emissores infravermelhos, os componentes necessários para a montagem e o passo a passo do processo.
Ao final do vídeo, o espectador será capaz de montar seu próprio emissor infravermelho e utilizá-lo em projetos eletrônicos.
Clique AQUI para assistir o vídeo ou leia abaixo parte da transcrição:
Olá, pessoal! Meu nome é Pedro e esse é o canal Ibytes Brasil.
Em vários sistemas de segurança, é importante detectar a presença de intrusos.
Neste vídeo, vou mostrar como construir um circuito eletrônico simples e didático que pode ser usado em um sistema de invasão de intrusos que utiliza um emissor de infravermelho.
Entender como funciona um sistema desses é importante tanto para criar quanto para instalar. E a partir do que vou mostrar, você vai poder criar um sistema desses, economizando montando o seu próprio sistema e também pode ganhar dinheiro fazendo para outras pessoas.
Um emissor de infravermelho é um dispositivo que emite luz infravermelho. A luz infravermelho é uma forma de radiação eletromagnética que não é visível ao olho humano.
Ela é mais longa do que a luz visível, mas mais curta do que as ondas de rádio.
Podemos imaginar a luz infravermelho como um tipo de “luz invisível”. Ela é tão invisível que podemos passar a mão por ela sem perceber essa luz.
Os emissores de infravermelho são usados em uma variedade de aplicações, incluindo sistemas de invasão de intrusos. Em um sistema de invasão de intrusos, o emissor de infravermelho emite um feixe de luz que o olho humano não vê. Se um intruso interromper o feixe de luz, o sistema de invasão de intrusos será acionado.
Os emissores de infravermelho são uma maneira eficaz de detectar a presença de intrusos.
Eles são relativamente baratos e também são fáceis de instalar. Se você está procurando uma maneira de proteger sua casa ou empresa contra invasões, um sistema de invasão de intrusos com emissor de infravermelho pode ser uma boa opção.
Aqui apresento um projeto simples e didático, com custo irrisório, podendo até não ter nenhum custo, dependendo do que você tem por aí.
Os componentes são transistores que podem ser retirados de sucata, os resistores também são componentes que tem em sucatas, e talvez, o cristal também, apenas LED infravermelho talvez tenha que ser comprado, isso se você não tiver um controle remoto de TV sem uso por aí.
O funcionamento é simples: uma luz oscilante é direcionada para um sensor. Quando alguém passa na frente do sensor interrompendo o feixe de luz, o alarme avisa.
Nesse projeto, vou tratar apenas do emissor infravermelho. Em vídeos futuros, vamos tratar dos receptores e acionamento de dispositivos sonoros ou luminosos.
O esquema é esse aqui. Como podem ver, três transistores são utilizados nesse esquema. A alimentação é 5 volts, o que possibilita usar um carregador de baterias de celular como fonte de alimentação.
Q1 e Q2 são transistores NPN de sinal, aqui são usados dois BC548. Os resistores são todos de ? de watt, R4 é 120K, R3 de 180K, R1 é de 10K, o cristal utilizado é de 32 KHz, então R1, R3, R4, Q1, Q2 mais o cristal fazem parte do estágio oscilador de 32 KHz.
Esse estágio oscilador não tem capacidade de fazer acender um diodo emissor de luz infravermelho, nem um emissor de luz comum. Então, o estágio composto por R2 e um transistor do tipo BC 548 (Q3) executam a função de fazer o acendimento de um LED com piscadas na frequência de 32 KHz.
R5 é de 100 ohms. Pela lei de ohm, se o LED for ligado da forma descrita no esquema e a capacidade de corrente do LED for 30 miliampères, o LED irá queimar.
A corrente que circula é 50 miliampères, mas com o circuito oscilante, a corrente que irá circular no LED não vai fazer ele queimar e vai ter um excelente brilho, eu vou mostrar isso na prática.
Agora vamos ver o circuito funcionando.
Espero que esse vídeo tenha sido útil para você e tenha acrescentado conhecimento.
Se você achou esse conteúdo relevante, deixe um like e comente sua opinião a respeito desse conteúdo.
Se você quer acompanhar as publicações futuras, inscreva-se no canal Ibytes Brasil e ative todas as notificações.
Obrigado por assistir e até a próxima.