Como Medir Tensão

Para medir e ter certeza do nível da tensão elétrica da rede devemos usar um multímetro, pode ser um multímetro analógico ou digital, isso não importa, o que é importante é que sua chave seletora deve estar na seção ACV e na primeira escala superior mais próxima da tensão a ser medida.

O nível da tensão elétrica existente na rede de energia elétrica nós temos conhecimento, que dependendo da região pode ser 110 volts ou 220 volts.

Para medir, encoste uma das pontas de provas em um dos fios e a outra ponta de prova no outro fio, em medidas de tensão alternada (ACV) não é necessário observar qual das pontas de prova fica em qual fio, pois se trata de tensão alternada, e com as pontas de provas encostadas nos fios, visualize no display do multímetro o nível de tensão, observe se confere com a tensão da rede de energia elétrica.

Um estudo detalhado para usar um multímetro levaria vários dias, mas no nosso caso isso não será necessário, com pouca experiência, é obvio que devemos ter a máxima atenção no uso do multímetro, que como o próprio nome diz, executa várias funções e mede várias grandezas.

Todas as vezes que tivermos que utilizar o multímetro, deve ser observada a posição da chave seletora da escala da grandeza a ser medida, evitando danificar o multímetro ou medir algo, que não corresponde com o que se deseja medir.

Se for necessário medir uma bateria de carro, onde a tensão obviamente é contínua, deve ser escolhida a seção DCV e a escala que possuir como valor máximo, a primeira escala superior ao valor que será medido, e ao mesmo tempo o valor mais próximo possível, de forma que, se o multímetro possuir uma escala de 15 volts e uma escala de 30 volts, deve ser escolhida a escala de 15 volts e a seção será a seção DCV, pois esta é a seção destinada a medir tensão contínua.

Como a tensão é contínua, a posição das pontas de prova deve ser observada, a ponta de prova preta deve fazer contato elétrico com o negativo, a ponta de prova vermelha deve fazer contato elétrico com o ponto positivo em que se deseja medir a tensão.

Se for necessário medir a tensão de uma rede de energia elétrica, onde a tensão é alternada, e que se espera encontrar 220 volts, deve ser escolhida a seção ACV e a escala que possuir como valor máximo, a primeira escala superior ao valor que será medido, e ao mesmo tempo o valor mais próximo possível, de forma que, se o multímetro possuir uma escala de 200 volts, e uma escala de 300 volts, deve ser escolhida a escala de 300 volts na seção ACV.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.