Antena Para Celular

A cada dia que passa, apesar de cada vez mais antenas espalhadas pelas cidades, existem muitos lugares onde o sinal é bem fraco e o celular funciona mal ou às vezes nem funciona.

O número de aparelhos aumentou consideravelmente e os prédios e outros tipos de obstáculos também, por isso captar os sinais para celular tem se tornado uma tarefa difícil e às vezes até impossível.

Como não existe possibilidade de andar com uma repetidora de sinais de celular a tiracolo, uma solução que pode ajudar bastante é uma antena auxiliar.

O esquema que apresento é de uma antena para celular, ela funciona por indução, e não é preciso abrir o celular e nem mesmo fazer nenhum tipo de solda, o melhor lugar tem sido embaixo da bateria, mas se for colocada na parte externa do celular também dá bons resultados.

Para ser usada “por fora do celular” essa antena pode ser feita em placa de circuito impresso, mas é bom lembrar que é preciso “procurar” o lugar correto, pois cada modelo de aparelho tem a antena em local diferente, ou seja, para que essa antena funcione é preciso encontrar uma posição onde o rendimento é maior.

Para funcionar na parte interior do aparelho e debaixo da bateria, a base da antena deve ser muito fina e bem leve, nos testes usei transparência comum, que é um plástico meio duro e aceita tinta condutiva e até a caneta que faz retoques em trilhas de circuito impresso, de dificuldade tem a pintura das trilhas, é preciso ter bastante paciência.

As trilhas tiveram que ser feitas a mão mesmo, não encontrei outro jeito, mas o gostoso é que depois de testar o funcionamento fiquei satisfeito com os resultados, não deve ser pintado a “olho”, a não ser que o pintor tenha prática, eu imprimi o layout numa folha de transparência comum e usei a pintura da impressão como referência para pintar as trilhas, ou seja, pintei do lado contrário da impressão.

A função dessa antena é captar a as ondas de rádio dispersas no celular e impulsionar estas ondas para a antena do mesmo, aumentando a força do sinal, conforme já escrevi, basta colocar na parte traseira do celular em baixo da bateria, ou colar do lado externo, mas sem encostar a antena nas partes metálicas do celular.

Nos testes realizados houve melhora bem significativa nos locais onde o sinal estava fraco, o melhor resultado foi obtido dentro de elevadores, onde geralmente o sinal é mais fraco.

Também testei em campo aberto onde o sinal praticamente não existia, melhorou bastante a ponto de poder realizar e receber ligações normalmente, mas é preciso deixar o telefone em pé, usei um colar e pendurei o celular no pescoço, é a moda atual.

A instalação é simples e leva apenas alguns segundos, não precisa soldar, mas é preciso esclarecer que a antena amplifica o sinal existente, ela não cria sinal, então deve existir sinal no local para ele ser amplificado.

Se a antena for instalada na parte externa do celular, será preciso encontrar a melhor posição e um modo de fixar a antena, se for instalada na parte interna, remova a bateria do celular e limpe onde será aplicada, com um pouquinho de adesivo fixe a antena com muito cuidado para ela não encostar-se ao circuito, cole a antena com a seta apontando para cima, recoloque a bateria e ligue o aparelho.

Você vai notar que as ligações terão qualidade superior porque a recepção de sinais será melhor, e se o celular tiver TV embutida também melhora a recepção de sinais de TV, com essas e outras melhoras também há aumento da vida útil da bateria, e além da estática ser menor, não haverá mais chamadas perdidas.

A imagem abaixo está em tamanho ampliado, deixei assim devido a resolução, pois a impressão deve ser de boa qualidade, seja para fazer em silkscreen ou pintar as trilhas, quanto mais definição melhor.

A antena depois de pronta mede 4 centímetros de largura por 8,2 centímetros de altura, no momento configure a impressora para as medidas citadas.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.