Ligando Corneta/Tweeter

Embora absolutamente contra o som alto nos carros porque sei que incomoda aqueles que não querem ouvir música a volumes que incomodam e muitas vezes não gostam do estilo de música, então, sugiro que “escutem música com moderação”.

Quando é instalado um módulo de som o objetivo é aumentar o alcance do som, ou seja, fazer com que pessoas mais distantes do alto falante, corneta ou outro dispositivo escutem o som, mas quando é desejado que seja dado destaque a voz humana, a corneta é o melhor transdutor, na verdade a corneta não passa de um tweeter que com um arranjo cônico faz com que direcione o áudio numa só direção dando a impressão de maior volume.

Com o objetivo de aproveitar o máximo da potência do amplificador existem aqueles que ligam a corneta diretamente na saída do amplificador, na prática não é bom fazer isso porque se algum som for contínuo por 2 ou três segundos a corneta vai ficar destruída, o mesmo vale para o caso dos tweeters que naturalmente respondem melhor a frequências acima de 2.000 hertz.

No caso da utilização de cornetas o objetivo é a melhor resposta nas frequências da voz humana, então a escolha de um capacitor não polarizado que deixe passar as frequências de 500 a 2.000 hertz não vai prejudicar o ganho em resposta de frequência.

A escolha correta do capacitor de acoplamento entre a saída do amplificador e a corneta além de proteger o equipamento faz com que o rendimento geral seja melhor, além de aquecer menos o amplificador, ou seja, desperdiça menos energia.

Mas qual é o melhor capacitor para corneta? É errado dizer que depende do gosto do usuário, existem cálculos de reatância capacitiva que deixam claro que de 15 µF a 25 µF são os valores ideais para a melhor resposta nas frequências da voz.

Um detalhe é que o capacitor deve ser despolarizado, no comércio é relativamente fácil obter um capacitor de 22 µF polarizado, mas na falta, dois capacitores de 47 µf podem ser ligados positivo com positivo que resolve o problema, pois restam dois terminais para serem ligados, e nestes terminais teremos um capacitor de aproximadamente 23 µF despolarizado.

A ligação deve ser feita entre o positivo da saída de som e o positivo da corneta, e entre a saída + do som e o positivo da corneta deve ter um capacitor de 15 µF a 25 µF despolarizado, que também é chamado de capacitor bipolar, a tensão de isolamento é de 60 volts ou mais.

Como exemplo, um capacitor de 22 µF faz um corte na faixa dos sons médios próximo de 1800 hertz e não afeta a impedância final, o capacitor é o elemento casador de impedância na frequência de corte.

Com o objetivo de não drenar muita corrente e também de proteger a saída do amplificador, um resistor de 12 ohms por 15 watts deve ser ligado em série com o capacitor, para quem mede “com o ouvido” irá parecer que houve perda de potência, mas se usar um osciloscópio irá perceber que o nível do som caiu em menos de 2% da sua amplitude, porém, não há distorções.

Para quem gosta de curtir o efeito estéreo, deverá ligar uma corneta em cada canal, ou uma corneta em paralelo com o alto-falante de cada canal, vale lembrar que esse tipo de ligação também é válido para o transdutor de sons agudos, no caso, o tweeter, esse tipo de ligação evita os picos de distorção harmônica nos sons agudos.

A diferença é o valor do capacitor, para cortes no limite da voz o valor sugerido é 22 µF, isso para o o caso da corneta, e para agudos do tweeter o valor capacitor é 2,2 µF.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.