Bloqueador Automotivo

Até bem pouco tempo colocar um rastreador ou um bloqueador num carro era coisa que só os ricos podiam fazer, mas com a tecnologia presente no nosso dia a dia, qualquer um com mínimo de conhecimento em eletrônica pode até mesmo montar o seu próprio bloqueador.

Dinheiro quem tem pode comprar, mas e o prazer de ter feito com as próprias mãos e utilizando o próprio conhecimento, ah, isso não tem preço, por isso deixo a ideia de como pode ser feito um bloqueador automotivo.

Em resumo, o bloqueador consiste em desligar a bomba de gasolina permitindo que o ladrão se afaste, porém, logo em seguida o motor não funcionará forçando o bandido a abandonar o carro, afinal, mesmo que ele seja mecânico vai demorar, e ladrão não quer coisa difícil.

A ideia é não confrontar com nenhum bandido, afinal, o instinto humano tende a defender com unhas e dentes o patrimônio adquirido com o suor do próprio rosto.

Mas se tivermos a confiança que o ladrão não irá mais que algumas centenas de metros, e mesmo que seja até mesmo alguns quilômetros, o importante é que você irá paralisar o carro, e o ladrão terá que abandoná-lo, pois irá suspeitar de um problema mecânico.

O acionamento será feito a longa distância utilizando um telefone qualquer, pode ser um telefone público ou um celular, e um aparelho celular fará parte do sistema de bloqueio.

Um chip virgem com número não divulgado deve ser previamente habilitado, pode ser um pré-pago, mas deixe com créditos para o caso de ser necessário ligar a cobrar, afinal, nunca se sabe.

Um detalhe na escolha do chip é que deve ser escolhido um chip de uma operadora que tenha o melhor sinal possível, para a região sul não recomendo chip da operadora TIM, pois a metade das ligações retorna como telefone inválido, e numa emergência não é desejado falhas.

Obviamente que o aparelho celular que fará parte do sistema não pode ficar num local onde tenha dificuldades de captar o sinal da torre da operadora de telefonia, nesse projeto são essenciais as ondas de rádio frequência, caso contrário o sistema não irá funcionar.

Basicamente o ladrão rouba o carro e uma ligação é feita para o número do chip que está no celular que está dentro do carro, se houver ruído de motor é porque está rodando e vai parar em algumas centenas de metros.

Se não for ouvido ruído de motor existem duas possibilidades, o ladrão já abandonou o carro por algum motivo, ou nessa ligação você acabou de desbloquear o veículo.

Para começar, o telefone que vai ficar “escondido” em algum lugar do carro deve estar provido de um fone de ouvido, e não deve estar configurado para atendimento automático, e nem no primeiro toque, pois precisamos do toque de chamada para acionar o circuito eletrônico.

A campainha de chamada telefônica não será ouvida porque os fios que levam o áudio para um dos fones de ouvido terão sua função alterada, ao invés de acionar o minúsculo alto falante, eles alimentarão o circuito detector de chamada telefônica.

O par de fios que leva o áudio para um dos fones de ouvido será interrompido e cada um dos fios serão ligados aos pontos marcados como ponto 1 e ponto 2 do circuito mostrado na figura abaixo.

Quando o telefone tocar uma tensão acionará o relê que por sua vez irá desligar a bomba de gasolina, esse é o truque da segurança, pois vai dar tempo para o bandido se afastar e ele não poderá mais lhe fazer mal quando o veículo “travar”.

Sabemos que carros com injeção eletrônica podem rodar sem utilizar a bomba de gasolina, mas precisa dela para dar a partida no motor, claro que dependendo de qual é o carro, pode ser que a parada não venha ser logo depois do bloqueio.

O sistema foi testado num corsa que não apagou o motor por falta de gasolina, mesmo com a bomba de gasolina desligada, ou seja, com o circuito acionado, depois de desligar o motor não pegou mais antes de desbloquear o acionamento da bomba de combustível.

O mesmo não aconteceu com uma fiorino, que 650 metros depois do acionamento do sistema o motor apagou e não pegou mais, só depois de desbloquear a bomba de gasolina que voltou ao normal.

O circuito eletrônico é o da imagem abaixo, espero que aproveitem a ideia.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.