DVR Automático

Nos dias atuais ter um DVR não é mais um luxo e chega a ser uma necessidade, pois a quantidade de maus usuários das vias públicas é muito grande, alguns por desconhecimento e falta de educação e outros mal intencionados mesmo.

E depois que alguma coisa acontece é só bate boca e procurar pessoas para servir de testemunha, além de ser constrangedor causa dependência, mas se tiver um vídeo gravado aí a coisa muda, é só mostrar o vídeo para as autoridades ou seguradoras que o culpado vai pagar pelo erro, seja ele condutor ou pedestre, é a moda russa de se proteger.

Depois de gravar meus trajetos em Micro SD por muito tempo, comecei a testar DVRs baseados em sistema operacional, pois pretendia armazenar as gravações em nuvem, então testei vários, até encontrar o CamOnRoad.

CamOnRoad é um DVR para carros, tem a capacidade de transmitir vídeo na nuvem, ou seja, o sistema grava e manda o vídeo para a conta do usuário na internet, claro que é preciso levar em conta o plano de dados ou configurar para que a transferência só aconteça quando estiver conectado ao Wifi.

Depois de testar o aplicativo concluí que não é mais preciso comprar um DVR para melhorar a segurança ao dirigir, pois gosto de dirigir reduzindo os riscos da má conduta de outros usuários, e até da prepotência de muitos agentes de trânsito.

O aplicativo CamOnRoad é um gravador que permite guardar os vídeos gravados na memória interna do smartphone, ou para maior segurança, em armazenamento remoto, nesse caso, as evidências serão mantidas mesmo se o telefone for roubado ou quebrado.

E se precisar usar o mapa para chegar a algum local, é só digitar o endereço e o navegador GPS indicará o caminho.

Ainda tem outras funções interessantes das quais eu gosto, uma elas é a função que só começa a gravar quando a velocidade estiver em 10 KM/h e se a fonte estiver conectada e recarregando a bateria do celular.

Até aí tudo perfeito, o problema é o consumo da bateria do celular, pois com o wifi ligado, o GPS ligado, a tela mostrando o que está sendo gravado, o gravador usando o cartão SD para gravar o que está sendo capturado e mais o sistema operacional do celular consumindo a carga da bateria, a carga da bateria não dura muito.

Então criei um carregador veicular para usar o carregador original e assim pelo menos manter a carga necessária, deu certo, mas ficou um lapso, pois durante as paradas a bateria continua descarregando, então encontrei uma forma de carregar a mesmo com o motor desligado, é a adaptação incluída no esquema mostrado abaixo.

Carregador__2153_full_esq

O sistema precisa “entender” que a fonte de alimentação foi conectada para começar a gravar e isso só acontece através do chaveamento do relé, pois ao girar a chave de ignição o relê é energizado e o oscilador começa a funcionar, e quando o motor é desligado o relê não tem mais a bobina energizada e desliga a alimentação do oscilador.

Como o relê é de 12 volts com um polo e duas posições, podemos inverter o local de onde vem os 12 volts, basta pegar os 12 volts de um local onde a chave de ignição não interfira, por exemplo, na caixa de fusíveis ou direto da bateria.

A alimentação principal do circuito oscilador vem do conector do acendedor de cigarros ou de outro local que fique ligado só quando a chave de ignição estiver na posição de dar partida no motor ou com o motor funcionando.

A alimentação do circuito oscilador quando a chave estiver na posição desligado ou a chave fora dos contatos de ignição vem de um ponto sempre ativo dos 12 volts da bateria, ou seja, direto da bateria.

Quando a chave de ignição é colocada na posição de espera ou o motor de arranque é acionado, o sistema entende que a alimentação foi ligada durante o chaveamento do relê, e desliga a alimentação que vem direto da bateria e liga a alimentação que vem do acendedor de cigarros, depois disso o sistema espera que a velocidade alcance 10KM por hora para então começar a gravar os vídeos.

D1 é um diodo retificador comum, tipo 1N4001 ou equivalente, RL1 é um relê de 12 volts com um contato reversível, CH1 serve para desligar o oscilador quando termina o expediente.

Detalhes da montagem do circuito oscilador podem ser obtidos CLICANDO AQUI.

Façam bom proveito.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.