O Perigo dos Choques

Um choque elétrico só acontece se houver circulação de uma corrente entre dois pontos, e uma corrente só pode circular se existirem dois pontos em que exista uma diferença de potencial.

A terra costuma ser um dos pontos para os quais a corrente pode fluir, mas se você estiver isolado da terra e sem contacto com qualquer objeto que faça contato com a terra, você pode tocar num fio em que exista uma tensão elétrica e não vai tomar choque.

Tenha com base os pássaros que pousam nos fios, eles pousam e saem, voltam pousam novamente e nada acontece, e quando algum desses pássaros morre nos fios é porque ele mesmo fez o contato entre dois fios.

Com as pessoas acontece o mesmo, só que ao invés de tocar em dois fios, ela toca em um fio e ou outro é o seu apoio, ou seja, a terra, como entre o fio e a terra tem diferença de potencial, a corrente circula pelo corpo, e o resultado é que você toma um choque.

Um procedimento muito comum entre os eletricistas é que, sempre que existem dúvidas, ao tocar em qualquer local que possa estar energizado, sempre o fazem com uma das mãos, mantendo a outra sem tocar em nada.

Também é preciso observar que nem sempre sapatos com solas de borracha ou outro isolante impedem que ocorra o choque, outro ponto importante a respeito do choque refere-se à intensidade da corrente.

A corrente é a quantidade de eletricidade que passa por um local e ela é determinada pela força com que ela é empurrada, esta força ou pressão recebe o nome de tensão, assim, a corrente depende da tensão.

Uma corrente será tanto maior quanto maior for a tensão e as duas dependem do fato do local em que ela passar deixar que isso ocorra com maior ou menor facilidade, ou seja, da resistência.

A pele humana é um isolante razoável, o que significa que ela dá uma certa proteção contra os choques, mas se ela estiver molhada sua resistência diminui.

Para a pele seca em geral, é preciso uma tensão de pelo menos uns 40 volts para que uma corrente excite o sistema nervoso e comece a dar uma sensação desagradável, entende-se a sensação desagradável como choque, mas a tensão não mata, o que mata é a intensidade da corrente, que se for muito intensa, pode causar a morte.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.