Faça Seu Controle Remoto


Controlar equipamentos à distância é algo que não é mais novidade, mas nem sempre todos tem acesso aos equipamentos que fazem o controle dos aparelhos.

Conforme a gente já sabe,(ou deveria saber), a radiofrequência está presente no nosso dia-a-dia e nem percebemos, e esse é apenas mais um circuito que vai utilizar uma pequeníssima parte no espectro de radiofrequência.

Este é um circuito misto em se tratando de sistema empregado, parte do circuito é nalógico e parte do circuito é digital, pois há um componente chave que só entende e atua sobre nível baixo (0) e nível alto (1), ou LO ou HI.

Montar um circuito que controle motores, lâmpadas, ou outros equipamentos ligados diretamente em 110 ou 220 volts ainda pode ser algo distante para leigos, mas para quem já está habituado com eletrônica está cada dia mais fácil.

Minha proposta é criar um circuito que vai usar um módulo receptor de radiofrequência que opera na faixa dos 433 MHz, esses módulos podem ser adquiridos em lojas do ramo, obviamente que ao comprar o receptor o transmissor deve ser adquirido junto, ou seja, comprando o par evita-se uma série de problemas e despesas unúteis.

No caso, vamos usar um receptor de 4 canais e usar apenas 2 canais, já que o controle tem 4 botões e faz o controle de 4 canais, 2 botões do controle e dois canais do receptor não serão usados nesse projeto.

Observe que o projeto é perfeitamente adaptável para qualquer tipo de receptor, pois vai ser usado o sinal recebido na recepção para ativar o estágio seguinte.

Aqui me refiro a um sinal recebido, que na prática é um sinal de tensão positiva, assim, sem sinal sendo recebido o nível do canal correspondente do receptor é baixo, e quando o controle remoto tiver o botão correspondente ao canal pressionado, o sinal passa para nível alto, ou seja, o nível da tensão de alimentação (do receptor, no caso 5 volts).

No que diz respeito a alimentação, a característica principal dos módulos receptores de 315 e 433 MHz é serem alimentados por 5 volts, mais que 5 volts o módulo simplesmente deixa de funcionar, no velho jargão popular “queima”, então a tensão máxima é de 5 volts, bem filtrada e regulada.

Para realizar a montagem será necessário conhecimento (pelo menos) básico de eletrônica, também serão necessários um par transmissor e receptor, para facilitar é que se compra o módulo de radiofrequência pronto, solda, placa de circuito impresso, e os componentes apontados no esquema.

A alimentação é 12 volts, se os relês forem de outra tensão a tensão pode ser alterada, o circuito funciona de 5 volts a 25 volts, a escolha a tensão deve ser de acordo com a tensão requerida pelos relês, o normal é 12 volts, por isso o circuito foi criado com previsão para ser alimentado com 12 volts.

Os resistores são todos de ? de watt, e tenha atenção especial ao circuito integrado 7805, a regulagem de tensão feita por esse circuito integrado alimenta o receptor e o circuito integrado CD 4013.

Os transistores BC548 podem ser substituídos por equivalentes, observe que são do tipo NPN e com ganho superior a 100, e no caso de substituição dos transistores, R1 e R6 podem ter que ser alterados, talvez sim, talvez não, depende do ganho do transistor.

No protótipo foram utilizados relês de 12 volts com capacidade para controlar até 20 Ampères, a escolha do relê depende da utilização, da necessidade e da tensão da qual seja pretendida a alimentação do circuito.

No esquema, os contatos de controle de carga são isolados da fonte de tensão, o que possibilita ligar ou desligar uma lâmpada ou um motor em 220 volts em corrente alternada.

Para alimentar (controlar) algum dispositivo de 12 volts com a mesma fonte que alimenta o circuito, CN1 e CN5 devem ser ligados em IN do circuito integrado 7805 e o dispositivo deve ter o seu fio negativo ligado ao negativo da fonte.

Não se perca, a alimentação principal é 12 volts, que alimenta os relês (e/ou o dispositivo controlado), e a alimentação secundária (5 volts) alimenta o receptor e o circuito integrado CD 4013.

Este é um circuito misto em se tratando de sistema, parte do circuito é analógico e parte do circuito é digital, já que o CD 4013 só entende e atua sobre nível baixo (0) e nível alto (1), por isso o esquema mostrado não é o que é mostrado normalmente.

Nos testes foram usados o controle remoto e o receptor desse link mas existem muitos outros modelos no mercado que funcionarão da mesma forma.

Uma vez feita a montagem, conferidas as ligações, ligue a fonte e pressione um a um os botões do controle remoto, quando o botão correspondente a saída do receptor for pressionada, será escutado um estalo no relê, pronto, agora é só ligar o dispositivo que será controlado à distância.