O Feio Que Resolveu

Antes montar meu provedor wireless, procurei muito por um equipamento que não deixassem aquela sensação de frustração, comprei vários roteadores, alguns muito bons e outros nem tanto, o roteador Dlink DL-524 é bom, mas em termos de potência deixa muito a desejar, o roteador linksys WRT54G é muito bom, mas também fraco de potência, 62 mW apenas, comprei outros que nem vale a pena citar, então o jeito foi procurar roteador com mais potência, já que antenas e o resto da estrutura eu já tinha, mas pegando na mão e olhando tudo, nada de comprar sem olhar “com os olhos”, e assim eu fiz.

Já havia até deixado de lado a idéia de distribuir acesso wireless para distâncias maiores, e num domingo de tarde, estava à toa, e fui dar uma volta, entrei numa loja de departamentos, e lá estavam alguns roteadores zinweel zwa-g220, nunca tinha ouvido falar da marca zinweel, curioso olhei a caixa e abri em seguida, para conhecer e fiquei até surpreso com o visual do danado, tem uma caixa feia, mal acabada e meio transparente, mas estava lá, 20 dbm na banda G e 24 dbm, na banda B, agora era preciso saber se era verdade a descrição das características.

Afinal, o linksys modelo WRT54G foi o melhor roteador que eu tinha comprado, e ele tinha apenas 15 dbm de potência e agora eu estava pegando um roteador de 24 dbm, era só testar e confirmar.

A primeira surpresa foi ao ligar o zinweel zwa-g220, já tinha minha rede toda em operação, mas o sinal era maior que o sinal do meu sistema já instalado, e olha que com antena a 12 metros de altura e compartilhando meu sinal WI-FI com casas a uma distância máxima de 250 metros, as mais distantes chegava sinal bem baixo, quase caindo a conexão ou navegando com velocidade de 1 méga bytes.

Até então, minha configuração era um modem dlink 500G e um linksys WRT54G com uma com uma antena de 8 dbi de fabricação própria, e com a antena colocada na ponta do ferro a 12 metros do solo.

Ao ligar o ZWA-G220, a conexão foi imediata com a antena original, sem colocá-lo no alto do ferro, então, coitado do linksys, ficou de canto e vai ser vendido para outro que não precise de potência.

É claro que tudo é um conjunto, é necessário modem bom, antena boa, e obviamente access point também bom, mas o segredo da eficiência está na potência do dispositivo AP que, no caso do ZWA-G220 chega aos 250mW (original), enquanto que no linksys não passava de 62 mW.

Então fui ler a respeito do equipamento e descobri que não havia erro na descrição das características do equipamento, e imediatamente entrei no web site da loja e comprei outro do mesmo modelo através da loja virtual, segue abaixo as características do AP:

Access Point Bridge Router Zinwell G-220 com 1 Porta WAN e 1 Porta LAN/WAN.

Zinwell 250 mW de Potência via Hardware com 2 Portas Ethernet.

O Zinwell G-220 é um rádio multifunção que trabalha em diferentes cenários como (AP/Router/Bridge/Cliente/WISP/WDS/AP+WDS/Repetidor), com certeza absoluta, é o mais completo rádio da categoria, com velocidades de até 54 Mbps trabalhando no padrão 802.11 b/g.

O G-220 pode trabalhar em casa ou no escritório como Roteador compartilhando internet para computadores com e sem fio, ou pode ser usado como Cliente em provedores de Internet via Rádio onde recebe o link pela Interface Wireless e compartilha para as duas portas Ethernet.

O Zinwell G-220 é fácil de configurar, pois conta um Wizard de Configuração que auxilia o usuário a configurar o rádio com telas passo a passo.

O modelo G-220 é uma evolução do modelo G-120 com a diferença de ter 1 Porta WAN e 1 Porta LAN.

Com seu firmware original de fábrica trás características como NAT, Firewall e Controle de Banda.

A maior desvantagem está na falta de portas LAN, pois conta com apenas uma LAN e uma WAN, mas é claro que essa desvantagem é rapidamente superada, considerando que o forte é o sinal do rádio.

Como o equipamento superou aquilo que eu esperava, fiz uma atualização do firmaware para wap pró 5.1 e ficou tudo em português, e por isso recomendo o equipamento, e mais uma vez vale a velha máxima: beleza não é tudo

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.