Proteja Portas e Janelas

Alarme simples não significa que não é eficiente, além disso, qualquer proteção é sempre bem vinda, o problema às vezes é o custo de um alarme, mas é possível montar um alarme com um custo mínimo e que seja muito eficiente.

As características do alarme com a finalidade de avisar que uma ou mais portas ou janelas foram abertas (ou violadas) não precisa ser exatamente algo enorme.

O circuito que apresento abaixo é de um alarme de violação de janelas e/ou portas, o sensor utilizado nos testes foi o reed switch, a escolha deve-se pela ligação facilidade em longas ligações.

O circuito permite que um conjunto de red switch seja instalado em série, cada um deles com um imã próximo de forma a manter o contato fechado.

O imã e o reed switch deve ser instalado de forma que ao abrir a porta (ou a janela) o imã se afaste do reed switch se comporte como uma chave aberta, assim o circuito eletrônico é acionado emitindo um som de aviso.

Cada conjunto imã e reed deve ser instalado de forma independente e no final optar por realizar as ligações em série ou em paralelo.

Minha opinião é que a ligação em série é melhor, porque é possível proteger grandes áreas com apenas uma perna de fio, e no caso de rompimento do fio por algum gatuno que vier a se achar espertinho, o alarme avisará do mesmo jeito.

O circuito funciona com tensão de 3 a 12 volts, os testes foram feitos com o transistor BD 139, para potência maior, escolha um alto falante maior e troque o BD 139 por um TIP 122, o restante do circuito não precisa de nenhuma alteração.

O circuito foi criado para ser ligado dentro de casa e quando a pessoa sair é que o alarme será ligado, liga-se o circuito e em seguida pressiona-se SW1, pelo tempo determinado por C1 é que o circuito permanece bloqueado.

D1 permanece aceso enquanto a descarga de C1 não se completa, durante esse tempo a ação dos reed switchs não tem efeito, quando D1 se apagar, passa a fazer efeito o tipo de ligação dos reed switchs.

Lembrando que o reed switch sozinho não serve como sensor, ele precisa de um campo magnético para fazer com que os contatos internos se encostem e conduzam corrente, por é que um imã é o que faz o sistema funcionar.

A sugestão é que o imã fique instalado na parte móvel da janela ou porta, o reed switch deve ser instalado no batente, o modo de ligação em série ou em paralelo do reed é uma questão de opção.

C2 e R4 determinam o tipo de som que será emitido pelo alto falante, C4 ajuda a filtrar a tensão, se a alimentação for feita por pilhas C4 pode ser dispensado, R1 mantem as portas do CI CD4093 em estado baixo, C1 determina o tempo em que o circuito fica ligado mas em condição de espera.

R2 limita a corrente em D1, R3 polariza a porta CI CD4093 mantendo a saída da porta corresponde em estado baixo, C3 faz o acoplamento do sinal gerado por C2 e R4 na base de Q1.

O alto falante deve ser instalado em local onde possa ser ouvido no caso de ativação do alarme.

Segue abaixo o esquema eletrônico e a sugestão para a placa de circuito impresso, embora a imagem seja maior, a impressão deve ser de 6.5 cm por 6.5 cm.

Observe a posição de montagem do CI CD4093, o pino 7 é o negativo da alimentação e o pino 14 o positivo da alimentação, demais pinos basta seguir o esquema.

ibytes_proteger_portas_jane

ibytes_prot_port_jan_pcb

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.