História das Fontes ATX

Quando começaram a chegar os últimos processadores da família 486 e o barramento PCI, apareceu também a tensão de 3.3 volts, que veio a se tornar um padrão de mercado para a alimentação das memórias e do barramento do processador.

No início, a tensão de 3.3 volts era gerada na placa mãe por um regulador linear a partir dos 5 volts positivos existentes na fonte.

Como os processadores Pentium são alimentados com 3.3 volts, passou a ter a necessidade de um regulador com maior capacidade de corrente, o que também acabava por exigir mais espaço na placa.

Alguns fabricantes de micros de marca IBM, Compaq, HP e outros, já tinham encontrado a solução para esse problema: a solução era que a própria fonte já deveria ter uma saída de 3.3 volts, assim não havia mais necessidade de ter um regulador na placa mãe.

Com a mudança na fonte, foi acrescentado também um recurso que até então não existia, e desde então muitos desses microcomputadores tinham o recurso de serem desligados via software, coisa que até então não era possível nos micros padrão AT.

Acompanhando a evolução, as placas mãe passaram a ter vários outros dispositivos integrados nelas, eliminando a necessidade das placas controladoras, como as fontes já viriam com saida de 3.3 volts, ficava mais fácil incorporar mais funções na placa mãe.

E assim, as portas seriais, portas paralelas, entrada de joystick, e em muitos casos até mesmo som e vídeo passaram a fazer parte da placa mãe.

A tendência se confirmou e atualmente o padrão de fontes ATX é dominador, são fontes com conectores próximos e agrupados, com possibilidade de ligar e de desligar o computador via software, é uma nova fonte bem diferente da fonte com padrão AT, e ao contrários das fontes AT, existe apenas um conector que deve ser encaixado na placa, o que impede que desavisados conectem de forma invertida, evitando a queima da placa mãe, é claro que existem outras vantagens que serão citadas em outros links.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.