A Matéria e o Espaço

Tudo o que ocupa o espaço chama-se matéria, a matéria pode ser encontrada em estado sólido, liquido ou gasoso.

O ar puro é matéria que não podemos ver, mas cuja existência conhecemos por seus efeitos e também porque pode-se sentir, comprimir, etc.

Assim como a ar, outros gases também são invisíveis, porém todos ocupam espaço e têm massa.

Se você examinar uma pequena barra de ferro polida, com uma lente muito poderosa, verá que sua superfície não é tão lisa e uniforme como parece à primeira vista.

A lente lhe mostrará uma superfície áspera, cheia de saliências e reentrâncias, e se, indo mais além, você observar um pedacinho desta barra por meio de um potente microscópio, descobrirá que não é tão sólida como parecia, tratando-se, isto sim, de uma espécie de tecido grosseiro.

Os mais poderosos microscópios são conhecidos por permitirem ver as partículas menores que formam a matéria, é lógico que somente os grandes centros de estudos da ciências possuem microscópios desse tipo.

Mas se isto fosse possível para você, você teria uma visão semelhante à oferecida pelas estrelas, assim, poderia observar milhões e milhões de sistemas do tipo planetário, movendo-se de um lado para outro com uma tremenda velocidade, dentro de um espaço enorme (em proporção) inteiramente vazio.

Cada sistema é composto de um grande número de corpos que giram em torno de centros, da mesma forma que os planetas giram em torno do sol.

Os microscópios são aparelhos próprios para ver coisas tão pequenas que os nossos olhos não podem ver, o microscópio óptico permite observar alguns detalhes das matérias, serve para ver os micro organismos, os micróbios e os vírus, por isso, é muito usado nos laboratórios médicos.

O microscópio óptico tem a vantagem de ser relativamente barato, porém sua potência de ampliação é limitada, não permitindo obter fotografias nítidas, nem mesmo do estudo de moléculas.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.