Como Surgiu Corrente AC

O sistema de corrente alternada é a forma mais eficiente para transmitir corrente elétrica por longas distâncias, a corrente alternada tem como característica principal a inversão da direção dos movimentos dos elétrons várias vezes por segundo com perdas bem pequenas que são causadas pela resistência dos fios condutores utilizados.

A corrente alternada apareceu quando Nikola Tesla foi chamado por J. Westinghouse para construir uma linha de transmissão entre a cidade chamada Niágara e a cidade chamada Búfalo, em New York, nos Estados Unidos (EUA).

Mesmo com as muitas tentativas que Thomas Edison fez para mudar a idéia de Tesla, o sistema polifásico criado por Tesla foi considerado o melhor e por isso foi adotado e é utilizado até nos dias atuais.

No início do século XX existiam sistemas de corrente alternada de 25 Hz no norte dos EUA e no Canadá, aos poucos fora m sendo trocados por sistema de 60 Hz.

Em alguns casos os sistemas antigos ainda existem e funcionam até os dias atuais, claro que o motivo é que são convenientes para as industrias que não tem interesse em trocar os equipamentos para operar a 60 Hz, o principal motivo é que as baixas freqüências facilitam a construção de motores de baixa rotação.

Também existem sistemas de 16,67 Hz em ferrovias da Europa e sistemas de corrente alternada em 400 Hz são usados na indústria têxtil, aviões, navios, espaçonaves, em alguns casos, até em grandes computadores.

No Brasil a variação da freqüência da rede elétrica é de 60 Hz, na América do Sul usam 60 Hz o Equador, Peru, Venezuela, Colômbiam e o Brasil.

Na Argentina, na Bolívia, no Chile e no Paraguai, e toda a Europa os sistemas de corrente aletrnada utilizam a freqüência de 50Hz.

A corrente alternada foi adotada para transmissão de energia elétrica por longas distâncias devido à facilidade relativa que esta apresenta para ter o valor de sua tensão alterada por intermédio de transformadores, mas as primeiras experiências de transmissões foram feitas com Corrente contínua (DC).

Chamamos de corrente alternada, usamos a abreviatura CA para indicar corrente alternada nos esquemas elétricos e eletrônicos, mas a corrente alternada vem do alternating current em inglês, e é a forma de indicar que uma corrente elétrica na qual a amplitude e a direção da corrente varia em ciclos ordenados e sem fim enquanto o percurso não for interrompido, ao contrário da corrente contínua na qual a direção da corrente permanece constante sempre no mesmo sentido, e por isso a corrente contínua tem pólo positivo e pólo negativo definidos.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANUNCIOS DETECTADO!

Detectamos que você está usando uma ou mais extensões para bloquear anúncios.

Por favor, coloque www.ibytes.com.br na lista de permissões.

Nossos anúncios não são invasivos e a renda com os anúncios é destinada a pagar hospedagem e demais custos para manter um site visível na rede mundial de computadores.

E você deve ficar sabendo de algo que os criadores de bloqueadores de anúncios não informam, mas ele capturam seus dados, sua localização, suas preferências e tudo mais relacionado a você e vendem essas informações para terceiros.

Ou você acha que eles trabalham de graça? A motivação é obter seus dados para comercializar.

www.ibytes.com.br não captura informações de seus usuários, apenas exibe anúncios como forma de pagar parte das despesas relacionadas ao site.

Veja aqui nossa política de privacidade.

Caso você prefira, existe a possibilidade de navegação sem anúncios com acesso pago, caso tenha interesse, escolha uma das opções abaixo:

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no Youtube através do Telegram, clique nesse link.

Para contato direto com responsável pelo website Ibytes e pelo do canal Ibytes no You Tube através do WhatsApp, clique nesse link.

Assuntos que não tem nada a ver com os assuntos do website Ibytes e do Canal Ibytes no Youtube, serão sumariamente ignorados.