Usando Senhas Alheias

Quando alguém pede emprego na porta de uma empresa aceita todas as regras para conseguir o emprego, e durante algum tempo há dedicação e empenho, e assim o chefe acaba confiando seus segredos e senhas.

Claro que as senhas confiadas não são as senhas das contas bancárias, mas de contas de e-mail, MSN, contas FTP, conta no twitter e outras senhas relacionadas à internet, mas porque as senhas dos bancos não podem ser confiadas a ninguém, mas as senhas de internet podem?

Sejamos francos, por mais amigo e por mais que você confie em alguém, senhas são tão pessoais e tão importantes que não devem ser confiadas a ninguém, mas a ninguém mesmo, até fico em dúvida quando alguém me pede alguma coisa relacionada a internet e preciso da senha, tem muitas pessoas que passam sem sequer questionar.

Claro que depois do serviço solicitado feito aviso que a senha pode ser alterada, e do meu computador apago para não existir riscos de ser usada por alguém que tiver oportunidade.

Ceder senhas para que alguém acesse qualquer tipo de conta na internet pode causar prejuízos e muita dor de cabeça, sem contar que pode ser perdido algo tão valioso quando o terreno onde está construída a casa onde você mora.

Um domínio de internet é como se fosse um número de telefone, é através dele que pessoas do mundo inteiro encontram você facilmente e fazem contato, e essa é a visão digital, acho que ficou claro que um domínio está diretamente ligado a um CPF ou a um CNPJ, ou seja, é uma identidade pessoal ou empresarial num endereço eletrônico.

O mundo virtual está ligado ao mundo real, os dois mundos se misturam e um acaba dependendo do outro, por isso posso comparar a um endereço de domínio na internet com lote de terra que é comprado para construir uma casa.

O site que é visto por todos, podemos comparar com uma casa construída sobre um terreno, é lógico que ninguém deve construir uma casa sobre o terreno de outra pessoa, certamente que no futuro existirão problemas, mas é exatamente isto que acontece quando alguém faz um site e hospeda em um domínio que não é seu.

No mundo real e no mundo virtual existem espertinhos de todo tipo, e quem confiou senhas a alguém pode sentir na pele, em muitos casos a Justiça precisa ser acionada para fazer valer os direitos das partes envolvidas, e o vencedor é aquele em que o nome do domínio coincidir com o número do documento informado no site do Registro (www.registro.br)

Quem usa um CNPJ ou CPF de alguém e registra um domínio pensando que esse domínio será seu está enganado, na verdade, ele está se apropriando de coisa alheia, é caso de polícia, e dependendo da situação poderá responder judicialmente por perdas e danos, claro que isso depende do verdadeiro detentor dos direitos sobre o domínio.

A melhor maneira é conversar, pois em muitos casos a senha foi cedida para utilização e alterada pelo utilizador, em outros casos o verdadeiro detentor dos direitos solicitou os serviços de alguém, portanto, presume-se que faltou conhecimento do assunto e dos procedimentos, e assim esse alguém cadastrou uma senha que só ele sabe.

Bem, até aqui foi mais um alerta para ter cuidados e não permitir que outros utilizem suas senhas ou seu CPF/CNPJ, mas se isso já aconteceu, é preciso agir para recuperar o acesso ao site www.registro.br e poder alterar os DNS, é nessa hora que o backup do site e do banco de dados atualizado farão a diferença.

Siga os seguintes procedimentos caso não tenha conseguido obter a senha que a pessoa cadastrou ou alterou, caso tenha obtido a senha, siga só a última parte.

Clique no link https://registro.br/cgi-bin/nicbr/idmng?fqdn= e faça um cadastro, nesse cadastro será será gerado um ID e uma senha, é algo pessoal e intransferível, por isso mantenha o seu ID e a sua senha somente com você ou pessoas que você tenha total confiança, guarde como se fossem os documentos do seu terreno e da sua casa.

Após obter um ID e uma senha de acesso em seu nome, solicite a transferência de contato da entidade acessando o link http://registro.br/cgi-bin/nicbr/transf_contato.

Você vai precisar da assinatura e do RG da pessoa, você pode obter o RG com alguém e preencher e imprimir o resultado do formulário do link https://registro.br/cgi-bin/nicbr/idmng?fqdn=, se não desejar ter contato com a pessoa, peça para um mensageiro que leve até ela para assinar e reconhecer a assinatura em cartório.

Então você envia a solicitação para o endereço especificado no resultado do formulário e em dois dias úteis você terá a senha e o acesso, sugiro que envie por carta registrada.

Nos procedimentos acima será trocado apenas o contato da entidade, até agora foi tudo bem, agora você já pode acessar e fazer alterações que forem necessárias, mas ainda será necessária a troca dos contatos administrativo, técnico e cobrança, então depois que você receber por e-mail a confirmação de que a transferência de contato foi efetivada, siga o seguinte passo-a-passo:

– Acesse https://registro.br/cgi-bin/nicbr/stini e nos campos apropriados digite o seu ID e senha e depois clique em ENTRAR.

– Clique na razão social, abaixo de entidades, depois clique no nome do domínio, abaixo de domínios detidos pela entidade.

– Altere os IDs administrativo, técnico e cobrança e depois clique em ENTRAR.

Seguindo estes procedimentos seu domínio estará seguro, acredito que de agora em diante você vai pensar muitas vezes antes de ceder sua senha para alguém ou pedir que alguém faça alguma coisa que é muito importante para você.

Lembre-se que o mundo é dos espertos, muitos se aproveitam dos conhecimentos que possuem para tirar vantagem disso, por isso logo se dão bem na vida, outros, são honestos, porém continuam pobres, só que esses encostam a cabeça num travesseiro e dormem tranquilos.

Postagens relacionadas
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Perdi Meu Smartphone
  • Autorização Suspensa
  • Plano Ilimitado ou Não
  • Farsa da Internet Limitada
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14748)
  • Antena Para Celular (12193)
  • Amplicador 60 W RMS (9684)
  • Os Gatos & Dúvidas (8261)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5872)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum