Smartphone como Rastreador

Pensando em contratar uma empresa para rastrear seu veículo? Pode ser uma necessidade real e necessária, mas antes saiba que você pode ter seu próprio rastreador de qualquer objeto usando um Smartphone que tenha Android 2.2 ou superior, e o melhor é que é sem mensalidade e com controle total.

Segundo estatísticas das seguradoras, no Brasil são roubados mais de 60 veículos por hora.

Ninguém quer ter seu veículo roubado ou levado de assalto, mas é preciso ter consciência que todos nós estamos sujeitos a todo tipo de problema.

É óbvio que alarmes e dispositivos que dificultem as coisas para a bandidagem devem ser usados, e se bem usados são eficientes, mas podem não ser suficientes para impedir que o veículo seja levado.

E se o veículo for levado, localizá-lo pode se tornar algo impossível, e é aí que entra a minha dica, que é a forma fácil, barata, e geralmente já disponível para grande parcela das pessoas.

Existem muitas empresas oferecendo serviços de rastreamento de veículos em tempo real, mas, além de ser um serviço caro, usa exatamente a mesma tecnologia que proponho.

O que muda é o tipo de equipamento, que é pago pelo contratante do serviço e está embutido na mensalidade.

É bem provável que você tenha um Smartphone antigo com o sistema Android, se ele tiver GPS, ele pode ser utilizado como rastreador GPS de baixo custo.

Não há dúvida que a eficiência será a mesma um rastreador ofertado por uma empresa especializada em rastreamento.

Os requisitos são mínimos: 1 linha telefônica com um plano de acesso à internet ativo.

Um Smartphone com o sistema Android e que tenha receptor GPS.

Um carregador veicular para manter a carga da bateria.

Para o rastreamento funcionar é necessário que o receptor GPS do Smartphone esteja ativo.

Na grande maioria dos aparelhos Android, deve-se acessar o menu de configurações e selecionar o item local e segurança e ativar as opções usar satélites GPS e utilizar redes sem fios.

Também deve ser ativado o histórico de localização, vou deixar na descrição do vídeo abaixo os endereços para configurações que não precisam ser feitas exatamente pelo Smartphone, assim já podem ser feitos testes antes de instalar no veículo.

Com os procedimentos descritos, é ativado o receptor GPS, que permite que dados muito precisos sobre a localização do Smartphone sejam coletados, utilizando os satélites em órbita.

A localização utilizando os dados da rede móvel 3G, 2G ou wifi não é tão precisa, mas ajuda muito quando o receptor GPS por algum motivo não conseguir identificar a localização.

Existem vários métodos e centenas de aplicativos para localizar e rastrear um veículo, que na verdade é o dispositivo que está instalado no veículo.

É preciso que fique claro que todos os métodos e todos os aplicativos que são instalados num Smartphone utilizam o sistema Android para mostrar ao usuário as informações.

Sendo que muitos aplicativos só servem mesmo para consumir bateria e exibir propaganda, além de consumir dados de internet.

O Smartphone deve ficar escondido dentro do veículo em um local onde o sinal de internet seja o melhor possível.

Por isso, é importante escolher a operadora que disponibiliza o melhor e mais constante sinal.

Na hora de localizar e/ou rastrear esse detalhe será fundamental.

Também deve ser prevista uma forma de manter a bateria do celular carregada, eu sugiro que um carregador veicular seja ligado direto na bateria.

Assim a bateria do celular não irá descarregar e o contato com o rastreador não será perdido.

Para saber onde o Smartphone está, a partir de outro Smartphone onde o usuário esteja logado com o mesmo login e senha, basta abrir o gerenciador de dispositivos e localizar o Smartphone.

Com notebook ou desktop, faça login no Chrome, vá até a play store e no canto superior à direita, clique na roda dentada, depois em gerenciador de dispositivos.

À esquerda, aparecem os dispositivos logados na mesma conta e a localização exata de cada dispositivo, desde que a internet do Smartphone esteja ativa.

Para saber o histórico de localização, acesse esse link.

Também deixo o link de um vídeo mostrando como fazer a configuração do Smartphone para servir como rastreador.

Se achou essa dica válida, não custa nada compartilhar nas redes sociais, afinal, o conhecimento não vale nada se não for aproveitado, e para receber notificações quando novos vídeos forem publicados, inscreva-se no no canal ibytes.

Para configurar Smartphone, assista o vídeo abaixo:

Postagens relacionadas
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Como configurar Câmeras IP
  • Perdi Meu Smartphone
  • Autorização Suspensa
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (43703)
  • Gerador Números Celular (37918)
  • Antena Para Celular (31837)
  • Amplicador 60 W RMS (23222)
  • Os Gatos & Dúvidas (21781)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.