Cadeado de Segurança

Usuários de Internet já tenham Notado o Cadeado de Segurança nos Sites

É bem provável que todo usuário de internet já tenha notado um cadeado de segurança nos sites de bancos ou em endereços em que seja necessário digitar informações pessoais, como por exemplo, o número e o código de segurança de cartões de crédito, mas devido à falta de informação existe quem não pague ou compre nada através da internet.

Mas o que faz ser mostrado o cadeado de segurança nos sites? Em busca das possibilidades de poder vender e receber pela internet foi criado um conjunto de parcerias entre empresas e desenvolvedores de navegadores web, é verdade que existem muitas falhas técnicas e muitas incoerências, também não foram esclarecidos os critérios para que o cadeado de segurança funcione.

Sabemos que existe um conjunto de sistemas de alta tecnologia em torno do cadeado de segurança, mas para o usuário comum o cadeado de segurança significa simplesmente um atestado de identidade.

É bem parecido com o sistema de identificação que nós brasileiros estamos habituados, temos um CPF e um RG, da mesma forma, os sites de internet também podem apresentar um documento comprovando sua identidade, dessa forma, o site que tem um cadeado de segurança está apresentando um documento comprovando que se trata do site verdadeiro e não de um site falso, por isso aparece o cadeado.

Esse documento de identidade digital tem o nome de certificado, mas é diferente do registro geral (RG) que é emitido pelos estados e do cadastro de pessoa física (CPF) emitido pelo governo federal.

A identidade de um site na internet deve valer para o mundo todo e não existe um governo no planeta para gerenciar essa infraestrutura, por isso a oportunidade foi aproveitada por empresas particulares, assim, podemos dizer que o cadeado de segurança é um documento de identidade digital que é emitido por uma organização confiada dentro do sistema de identidade do planeta.

Pode parecer fácil, afinal, ninguém fala com ninguém, e ninguém conhece ninguém, é parecido com o dinheiro falso, qualquer um pode criar, o difícil é ser aceito, da mesma forma, qualquer pessoa pode criar um certificado digital, mas não será aceito.

Na verificação da verdadeira identidade digital é que entram os navegadores de internet, os mais populares são o Internet Explorer, Firefox e Chrome que possuem meios para verificar se o certificado apresentado por um site é válido, ou seja, os navegadores verificam se o certificado foi mesmo emitido por uma das empresas de confiança e não por qualquer um.

Sob alguns pontos de vista isto é muito positivo porque impede abusos, mas há quem tem ponto de vista diferente e acha que foi criado um grupo fechado de entidades habilitadas para emitir esses certificados.

Entrar nesse grupo fechado é complicado, porque é preciso ser reconhecido por todos os navegadores de internet, até mesmo o governo brasileiro está tendo dificuldades, e quem acaba se dando bem com isso são as empresas estabelecidas no ramo.

O mercado de certificação digital é interessante porque o custo para se emitir um certificado é insignificante, praticamente zero, e o governo poderia emitir certificados para todos os cidadãos sem problema, mas a realidade é outra bem diferente, o preço cobrado pela emissão de um certificado pode ser de 300 ou 400 reais por ano.

É um custo muito alto pago pelo interessado para o único trabalho da entidade emissora do certificado confirmar se a pessoa é quem ela diz ser, da mesma forma que o governo tem que ter o cuidado para não emitir número de RG ou de CPF para outra pessoa que está tentando se passar por alguém.

Postagens relacionadas
  • O Marketing Com WhatsApp
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (44353)
  • Gerador Números Celular (38614)
  • Antena Para Celular (32200)
  • Amplicador 60 W RMS (23569)
  • Os Gatos & Dúvidas (22141)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.