Construção de Geradores

Um gerador é construído de forma que movimente internamente uma peça magnética em volta de uma peça magnética na qual fica um conjunto de bobinas em uma base de ferro magnetizado, e uma tensão alternada será produzida nas bobinas quando o eixo é girado, não existe magia, é Lei de Faraday da indução eletromagnética.

Também são fabricados geradores de forma que é movimentada externamente uma peça magnética e no centro fica um conjunto de bobinas em uma base de ferro magnetizado, e da mesma forma, uma tensão alternada será produzida nas bobinas quando a peça magnética externa é girada.

Um exemplo bem comum disso é o volante de uma moto, onde o volante é movimentado pelo vira-brequin, e o campo magnético gera uma tensão nas bobinas que fazem acender o farol da moto, outra bobina gera a tensão para gerar a faísca para ligar o motor e mantê-lo funcionando, e em outra das bobinas é colocado um circuito retificador formado por um diodo que é ligado na bateria para mantê-la com carga constante.

No caso de ser uma moto, dependendo do modelo e da marca, ela não precisa nem mesmo da bateria para dar partida, pois toda a energia necessária é gerada pelo motoqueiro ao fazer pegar através do pedal de partida (KS), obviamente que isto não se aplica a motos que possuam chave de partida elétrica (ES).

No caso de motos com partida elétrica (ES), ao virar a chave um motor elétrico é ligado e mecanicamente ele impulsina o motor da moto, o motor da moto só irá pegar se a bateria tiver carga suficiente para fazer o motor dar a partida e se auto-sustentar, do mesmo modo, uma bobina gera a tensão para gerar a faísca para ligar o motor, e em outra bobina é colocado um circuito retificador formado por um diodo que é ligado na bateria para mantê-la com carga constante.

Atualmente o sistema de partida das motos é carros são todos baseiados em CDI, claro, são sistemas eletrônicos, mas as bobinas não são dispensadas, aliás, elas são indispensáveis, o que muda é que o consumo se torma menor e os problemas de desgastes diminuem.

Na figura abaixo podem ser observados os passos (de um ciclo) e o princípio básico do funcionamento de um gerador de tensão alternada.

Observe a figura novamente, percebe-se que a polaridade da tensão em todo o fio inverte os pólos das bobinas que se tornam opostos quando o imã passa.

Conectado a uma carga, esta inversão da polaridade da tensão irá criar uma inversão na direção atual do circuito.

Quanto mais rápido o eixo do gerador for girado, mais rápido o ímã irá girar, resultando em uma tensão de corrente alternada que muda os sentidos com mais freqüência em um determinado período de tempo.

Os geradores de tensão contínua funcionam sobre o mesmo princípio geral da indução eletromagnética, mas sua construção não é tão simples como a construção dos geradores de tensão alternada.

Em um gerador de tensão (e corrente) contínua, a bobina do fio é montada diretamente no eixo, e as ligações elétricas são feitas para que a fiação da bobina fique parada no eixo e o eixo é que se movimenta movimentado a bobina, a bobina fixa no eixo passa muito próximo de fios grossos ou de tiras de cobre fixados na carcaça induzindo neles a tensão com o movimento do eixo de rotação.

Tudo isto se torna necessário para mudar a polaridade da tensão bobina de saída para o circuito externo, de forma o circuito externo veja sempre uma polaridade constante.

Existem razões bem obvias em se preocupar com a polaridade da tensão, não somente pelos circuitos onde serão utilizadas, desde a construção até a utilização, é que existem casos em que a tensão alternada tem vantagem sobre a tensão contínua, até mesmo na hora de fazer um gerador, talvez seja esse o motivo da tensão alternada ser predominantemente em todo o mundo, pois é muito mais fácil transformar tensão alternada em tensão contínua, do que fazer ao contrário.

Postagens relacionadas
  • Eletricidade e Segurança.
  • Gerar e Usar a Energia
  • Gerar Energia Infinita
  • Eletricidade e Eletrônica
  • Economia Sem Gato
  • Transformadores de Tensão
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14532)
  • Antena Para Celular (12042)
  • Amplicador 60 W RMS (9580)
  • Os Gatos & Dúvidas (8153)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5803)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum