Como Instalar CD-ROM

Um dos dispositivos mais instalados é a unidade de disco rígido, e a seguir vem a unidade de CD-ROM, fisicamente falando não é difícil, mas se tratando da parte lógica a coisa muda, no momento em que escrevo este texto, tem gente dizendo que os procedimentos aqui descritos são superados, e eles tem razão, mas existem casos que serão necessários utilizar esses procedimentos “superados”.

1) Um dos dispositivos mais instalados nos últimos tempos é a unidade de CD-ROM, para isto, leia atentamente o manual do fabricante de seu drive de CD-ROM, para saber como é feita a sua instalação, fisicamente falando.

2) Na maioria dos casos, a instalação é feita da mesma forma que um disco rígido, e até mesmo no mesmo flat cable em um conector de 40 furos, que não é por acaso, se encaixa perfeitamente no encaixe (de 40 pinos) existente na unidade de CD-ROM, só lembrando que o lado em destaque do flat cable (pino 1) deve ficar mais próximo do conector da fonte.

3) Uma vez conectados o flat cable e o conector da fonte na unidade CD-ROM, ao contrário das unidades de disco rígido, nem sempre será necessário informar ao ROM BIOS que você deseja instalar uma unidade de CD-ROM, mas acessando o SETUP e utilizando a funcão auto-detect hard disk é uma forma de garantir que o SETUP saiba que a unidade de CD-ROM está fisicamente instalada, e se foi instalado fisicamente e tudo correto, a parte final é feita por software.

4) Para completar a instalação da unidade de CD-ROM (em MS-DOS), você vai precisar também do programa MSCDEX.EXE existente em qualquer versão de MS-DOS, e do programa que vem no disquete de instalação de sua unidade de CD-ROM.

Copie o programa mscdex.exe para o diretório raiz da unidade C:, digite A: e tecle ENTER, use o comando copy mscdex.exe c:, e logo a seguir aparece a mensagem: 1 arquivo(s) copiado(s).

5) Existem casos em que o disquete de instalação da unidade de CD-ROM já vem com um programa de instalação, para instalar corretamente a unidade, para isto é o suficiente digitar install, setup ou algo parecido.

6) Se o disquete não conter o programa de instalação, use os seguintes comandos para criar um programa de nome autoexec.bat que deve ficar localizado no diretório raiz da unidade de inicialização, no nosso caso é a unidade C:
Digite C: e tecle ENTER, digite cd, para garantir que o diretório atual seja o diretório raiz.

Obs: Não faça experiências na pasta raiz, se desejar experimentar crie um diretório e nele faça as experiências.
Obs: Para o windows xp e windows vista o arquivo autoexec.bat é inútil, pois o sistema desconsidera esse arquivo.

7) Para criar o arquivo autoexec.bat digite diretamente no PROMPT do DOS:

copy con autoexec.bat e tecle ENTER, e digite:

C:MSCDEX.EXE /D:BTCCD001 /V

rem A linha acima instala a unidade de CD-ROM

Imaginando-se de que MSDEX.EXE esteja no diretório RAIZ, para gravar o arquivo tecle F6 e em seguida tecle ENTER, então aparecerá a mensagem de 1 arquivo(s) copiado(s).

8) Para criar o arquivo config.sys digite diretamente no PROMPT do DOS:

Copy con config.sys e tecle ENTER, e digite:

DEVICE=C:BTCCDROM.SYS /D:BTCCD001 /V

Rem A linha acima especifica o driver de dispositivo localizado em C: a ser incluído no sistema.

Imaginando-se de que o driver de dispositivo seja chamado de BTCCDROM.SYS e esteja localizado na unidade C: e no diretório raiz, se não for o caso especifique o local do driver de dispositivo.

Para gravar o arquivo tecle F6, e em seguida tecle ENTER, então aparecerá a mensagem de 1 arquivo(s) copiado(s).

Obs: Para o windows xp e windows vista o arquivo config.sys é inútil, pois o sistema desconsidera esse arquivo.

9) Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito, ao reiniciar o computador a unidade de CD-ROM já estará instalada, para confirmar digite D: e tecle ENTER, digite DIR e tecle ENTER, aparecerá uma lista dos arquivos existentes na unidade de CD-ROM, não se esqueça de que o disco na unidade de CD-ROM deve ser de software e não de música.

Caso o CD seja de música, aparecerá uma mensagem de erro indicando que não é possível o acesso ao disco.

10) Localize o(s) programa(s) de instalação que sejam de seu interesse e faça bom uso desses programas.

11) Para saber quais os programas que podem ser executados e que estão na unidade de CD-ROM digite: D: e tecle ENTER, depois digite CD, para garantir que o diretório atual na unidade de CD seja o diretório raiz, então digite :DIR *.EXE /S e tecle ENTER, esse comando mostrará todos os arquivos executáveis na unidade de CD-ROM.

12) Use os comandos de DOS para acessar o(s) programa(s) que são de seu interesse.

Tudo isso atualmente é feito tudo de forma automática na instalação do sistema operacinal, mas ainda existem casos em que serão necessários os procedimentos acima descritos.

Postagens relacionadas
  • Compartilhando Internet
  • Os Cuidados Com o PC
  • Memórias e Flip-Flops
  • Os Primeiros PCs
  • Docs Compatilhados
  • Qualquer Um Pode Sim
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14817)
  • Antena Para Celular (12236)
  • Amplicador 60 W RMS (9717)
  • Os Gatos & Dúvidas (8303)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5898)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum