Transformadores de Tensão

Pouco se fala em transformadores, mas eles têm importância fundamental na transformação e até no transporte da energia elétrica, na verdade, eles ainda são utilizados desde a usina até no medidor de consumo de energia elétrica das nossas casas.

São muitos transformadores no caminho da usina geradora até as indústrias ou casas, mesmo sendo rejeitados por muitos devido ao tamanho, peso e aspecto, os transformadores tem papel importante praticamente em qualquer lugar que dependa da energia elétrica.

Eletricamente não existem problemas em usar transformador com o que quer que seja, desde que corretamente dimensionado, os maiores problemas passaram a ser o de ordem visual e o de desperdício com o calor gerado pelo transformador.

Nas indústrias é tudo muito bem dimensionado e não existem muitos problemas, mas nas casas, geralmente quando alguém se muda para uma região onde a tensão é diferente da atual, é que surge a necessidade de um transformador, cabe ao interessado analisar para ver se vale a pena ou não.

Existem equipamentos domésticos que podem custar mais barato do que um transformador, como exemplo, cito um ferro de passar roupas de 1200 watts, um transformador para esse ferro de passar vai custar pelo menos o dobro do preço do ferro de passar.

Um transformador de 110 para 220 volts, ou um transformador de 220 para 110 volts deve suportar pelo menos 1500 watts de potência, esse é só um exemplo, mas serve para todos os equipamentos, pois nem sempre vale a pena usar transformador.

Antigamente as geladeiras eram as que mais consumiam energia elétrica numa casa, eram no mínimo 150K watts por mês, atualmente as geladeiras gastam bem menos, conforme tabela a seguir:

Uma geladeira com 280 litros de capacidade, gasta em média 25,0 KWh por mês.

Uma geladeira com 360 litros de capacidade, gasta em média 31,5 KWh por mês.

Uma geladeira e freezer com capacidade de 350 litros gasta 53,1 KWh por mês.

Uma geladeira com freezer com capacidade de 440 litros gasta em média 67,4 KWh por mês.

Imagino que tem muita gente que tem valor afetivo em relação a determinados equipamentos, e para desfazer fica difícil, então paga seu amor pelo equipamento na conta de luz.

No caso da necessidade de saber qual a potência do transformador, é preciso saber qual a potência da geladeira, vamos tomar como exemplo uma geladeira com freezer, cujo consumo é de 31,5 KWh mensais.

Pegamos os KWh mensais e acrescentamos 20%, então temos 37,8 watts, essa é a potência mínima que o transformador deverá ter para suportar a geladeira com freezer.

Também precisamos saber a potência do transformador, então pegamos o valor VA do transformador, como referência, digamos que seja 250VA, o cálculo é simples: divide-se o valor VA por 1,4, no exemplo, o transformador suporta 178,57 watts.

No cálculo sugerido, e com os valores sugeridos há uma boa folga, isso quer dizer que o transformador não irá esquentar e a geladeira vai trabalhar normalmente.

É conveniente lembrar que ao usar autotransformador o consumo de energia elétrica vai aumentar, e há riscos de choques elétricos, situação que pode ser resolvida com a simples inversão dos fios do plug que é ligado à tomada.

E se vai usar transformador, instale-o em uma tomada exclusiva para ele, pois outros equipamentos ligados na mesma tomada podem gerar picos de tensão e esses picos serem aumentados pelo transformador colocando o equipamento ligado ao transformador em risco.

Os autotransformadores são os mais comuns, mas existem os transformadores de tensão que são utilizados para mudar a tensão presente na rede de alimentação elétrica, eles transformam a tensão em um valor conveniente para alimentar um equipamento.

O transformador pode ser de dois tipos:

O transformador isolador é aquele em que existe separação entre os enrolamentos primário e secundário, esta separação também é conhecida como isolação galvânica e é usada em transformadores para equipamentos elétricos e eletrônicos em geral.

O transformador do tipo autotransformador é aquele cujo enrolamento primário é parte integrante do enrolamento secundário, isso significa que não existe separação entre eles.

Transformadores do tipo autotransformador com entrada de 220 volts e saída de 127 volts, ou vice-versa, normalmente são encontrados em lojas de materiais elétricos, são usados para alimentar equipamentos domésticos ou industriais.

Como não são isoladas da rede elétrica, as saídas dos autotransformadores podem provocar choques elétricos, na maioria das vezes, a simples inversão da posição dos fios de entrada do transformador pode resolver o problema de choques.

Postagens relacionadas
  • Quem Rouba Mais?
  • O Disjuntor e a Segurança
  • Eletricidade e Segurança.
  • Gerar e Usar a Energia
  • Gerar Energia Infinita
  • Eletricidade e Eletrônica
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (43703)
  • Gerador Números Celular (37916)
  • Antena Para Celular (31835)
  • Amplicador 60 W RMS (23221)
  • Os Gatos & Dúvidas (21780)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.