Os Tempos Mudaram

Certamente em alguma época ou em algum lugar já passamos por algum constrangimento e sem alternativas para negar um determinado pedido, quantas vezes seus vizinhos pediram uma xícara de açúcar ou alguma coisa para complementar a alimentação, tipo sal, farinha, ou até uma xícara de arroz.

Nos tempos atuais isso ainda acontece, mas com o avanço das redes wireless virou moda pedir a senha para acessar redes wireless, eu fico chateado sim, a vida é dura para todos, para mim também não vem nada de graça, além disso, porque quando montei uma estrutura para compartilhar meu acesso à internet mediante divisão de despesas poucos se interessaram.

Atualmente escrevo como forma de alertar quem ainda possa estar passando pelo constrangimento de negar a senha da própria rede wireless.

O problema começa quando você por desconhecimento coloca a rede wireless no ar e um monte de usuários quer se “pendurar nela”, eles sempre estão fazendo coisas importantes como trabalhos escolares, consultando dossiê de carros e coisas parecidas.

Um dia de trovoada meu roteador travou, a rede ficou no ar, mas sem navegar, foram reclamações e mais reclamações, mas nem um centavo para colaborar na compra de outro roteador, na real, o roteador só travou.

Mas foi a deixa que faltava para reconfigurar minha rede wireless e acabar com os pedidos seguidos de constrangimentos, sempre que há o pedido é só para usar o MSN e coisas leves como pesquisas escolares, mas ao monitorar o tráfego nota-se que o objetivo foi mudado de uma hora para outra.

O jeito para evitar constrangimento negando senha de acesso wireless é não ter acesso wireless, se bem que atualmente isso é um tanto difícil, mas pelo menos à vista das “mãos fechadas” as redes wireless podem ser ocultadas, e mesmo se forem encontradas, essa rede wireless não será sua.

Todos que colocam uma rede wireless no ar, logo de cara colocam seu nome, esse é o primeiro e talvez o maior erro, eu não nego, também cometi esse erro, atualmente uso rede wireless, mas a rede não é visível para a maioria dos vizinhos, e se um ou outro encontra a rede ela não pede senha para conectar, só que conecta mas não navega porque uso o controle de acesso por MAC, por outro lado, todos podem saber que tem um ponto de acesso perto, mas não sabem que tenho o controle.

Não faço nada de especial, apenas deixo configurado para a rede wireless não ficar visível, por isso, se um ou outro descobre a rede e me pergunta pela rede de “tal nome” digo que não é minha, é melhor do que ter que ficar negando a senha de acesso wireless.

Existem opções e qualquer um pode escolher entre deixar a rede aberta e permitir acesso livre para todos, permitir acesso mediante informação de senha, ou permitir ou negar acesso através de bloqueio de MAC.

Penso que a internet está disponível para todos, é uma questão de prioridades, tem muita gente que diz que não pode pagar R$ 50.00 por mês para ter acesso à internet mas gasta R$ 100.00 numa noite de diversão, e depois quer acesso à internet pago pelo vizinho.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (13987)
  • Antena Para Celular (11623)
  • Amplicador 60 W RMS (9319)
  • Os Gatos & Dúvidas (7887)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5627)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum