Armas Munição Calibre

Calibre é o diâmetro interno do cano tomado pela boca da arma, o calibre pode ser nominal ou real.

O calibre nominal é uma espécie de convenção da fábrica, para identificar o tipo de arma, as armas de fabricação inglesa tem o calibre nominal em milésimos de polegadas.

As armas de fabricação norte-americana têm o calibre em centésimo de polegadas, e as armas de fabricação belga, alemã, francesa, tem o calibre nominal em milímetros.

O calibre real é a medida exata do diâmetro interno do cano, é medido na boca da arma, entre dois cheios com auxílio de um paquímetro.

O calibre das armas de caça é dado pelo número de balins esféricos do diâmetro real do cano, contidos numa fibra (peso).
As munições de armas de fogo são constituídas por estojo, espoleta, carga, projétil e eventualmente bucha.

O estojo tem a finalidade de reunir todos os elementos que formam a munição, normalmente é feito de metal, e para as armas de caça de retro carga, usa-se estojo de papelão ou de matéria sintética, montado em fundo de metal.

A espoleta é um pequeno invólucro de metal contendo uma carga de fulminato de mercúrio, que explode ao receber o choque da ponta do percussor, produzindo uma fagulha que vai incandescer a pólvora, o que determina o disparo.

A carga é constituída pela quantidade de pólvora, contida na munição, existem dois tipos de pólvora, a pólvora negra e a pólvora branca.

A pólvora negra é constituída de uma mistura de enxofre, salitre, carvão, esse tipo de pólvora é conhecido como pólvora com fumaça.

A pólvora branca é constituída, fundamentalmente de nitroglicerina, nitrocelulose, ou algodão pólvora, a qualidade é melhorada pelo acréscimo de picratos e bicrometos, a pólvora branca é conhecida como a pólvora sem fumaça.

Projétil é a parte destinada a atingir o alvo, o projétil é estudado pelo material de que é feito, da forma da ponta e da constituição.
O material do projétil é de chumbo puro, de chumbo revestido de aço ou mailechort, este revestimento recebe o nome de camisa ou de blindagem e tem a finalidade de aumentar o poder de penetração do projétil.

A forma da ponta do projétil pode ser pontiagudo, ogival, tronco-crônico, ou semi-estático.

A constituição do projétil pode ser simples ou múltiplo, o projétil simples é composto por uma única peça, o projétil múltiplo é constituído de duas ou mais peças.

A bucha é utilizada em alguns tipos de armas de caça de retro carga ou de ante carga, nas armas de retro carga é utilizado o estojo de papelão ou de matéria sintética, montado em fundo de metal.

O estojo é preparado colocando-se uma carga de pólvora, uma bucha, uma carga de chumbo, e outra bucha, as buchas tem a finalidade de conter e comprimir as cargas de pólvora e de chumbo.

Nas espingardas de ante carga, obviamente que não pode usar estojo, então se coloca no próprio cano que é fechado no fundo, uma carga de pólvora, uma bucha, uma carga de chumbo, e outra bucha, as buchas tem a finalidade de conter e comprimir as cargas de pólvora e de chumbo.

Postagens relacionadas
  • Exemplo Espionagem
  • Termos Policiais (I)
  • Os Cuidados Básicos
  • Sistema Monitoramento
  • Monitoramento Vídeo 3G
  • Campana Com Carros
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14904)
  • Antena Para Celular (12329)
  • Amplicador 60 W RMS (9773)
  • Os Gatos & Dúvidas (8348)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5927)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum