Acionamento à Distância

O circuito a seguir foi criado com a finalidade instrutiva com possibilidade de ser utilizado como alarme de passagem, de acionamento à distância, ou o que a imaginação puder sugerir, originalmente foi criado com a função de testar o funcionamento de controle remoto.

A fonte de alimentação pode ser uma bateria de moto ou de carro, também funciona com 9 volts, na verdade depende da finalidade de uso.

O circuito sensor de infravermelho é composto de um sensor e um transistor amplificador, além de resistores limitadores, R1 que limita a corrente no foto transistor TIL78, R2 que limita a corrente no transistor BC548, do coletor desse mesmo transistor sairá o sinal para acionar os dois estágios seguintes.

Erros de ligação de Q1 ou Q2 faz com que esse estágio não funcione, o mesmo pode ser afirmado no caso de defeito nos resistores R1 e/ou no R2, no caso de erro de ligação ou defeito em algum componente, o circuito inteiro fica inoperante.

O circuito também fica como se estivesse com defeito se a resistência do VR1 for nula, VR1 faz o ajuste de sensibilidade, é de propósito que existe a possibilidade de fazer um ajuste para que o circuito inteiro não funcione.

O estágio 3 um oscilador de relaxação, o circuito oscilador é totalmente dependente do sinal retirado do coletor do transistor do estágio 2.

No estágio do oscilador há um par de transistores, um deles é do tipo NPN e outro é do tipo PNP, no caso de erro de ligação ou de defeito em um deles, o circuito oscilador não funcionará, o mesmo pode ser dito em relação a R3 e C1, VR3 permite o ajuste do sinal retirado do coletor de Q2, o ajuste regula a frequência do sinal gerado pelo oscilador.

O estágio 3 avisa com sinal sonoro que uma luz normal ou infravermelho está sendo percebida por Q1, no estágio 4 a função é avisar com sinal luminoso que uma luz normal ou infravermelho está sendo percebida por Q1.

No estágio 4, o R5 limita a corrente na base de Q5, R4 limita a corrente que circula por D1, e se apenas um desses componentes não estiverem funcionando corretamente, o restante do circuito funciona, mas o sinal luminoso não é emitido, pois o estágio 4 tem defeito, se apenas o D1 estiver ligado ao contrário, o restante do circuito funciona, mas não haverá luz do LED indicando a presença de luz no sensor.

O esquema eletrônico é mostrado na imagem abaixo:

estagios_circuito_esquema

O layout de circuito impresso é mostrado na figura a seguir:

estagios_circuito_ci_

O tamanho da placa de circuito impresso é de 6,7 x 6,7 centímetros, para copiar o layout, dê um PRINT SCREEN e cole no seu editor de textos preferido.

O aspecto final da montagem com base na layout da placa de circuito impresso sugerida fica conforme imagem abaixo.

estagios_circuito_layout

Para quem acha que não há muita utilidade, pode retirar R4 e D1 e colocar um relê de 12 volts no lugar e usar um controle remoto para ligar e desligar algum aparelho que esteja em local de difícil acesso.

Outra sugestão seria usar um laser e apontar o feixe luminoso para Q1 para que acionasse o motor que abre o portão, enfim, aplicações é o que não falta.

Só um detalhe a mais: o foto transistor TIL78 (Q1) deve ficar acondicionado num tubo escuro para que a luz ambiente não interfira no seu funcionamento, o ajuste de sensibilidade pode ajudar caso o circuito tender ao disparo gratuito.

Postagens relacionadas
  • Bloqueador Sinal Wifi
  • Amplificador 18 dBm UHF
  • Copiadores de Esquemas
  • Oscilador Duplo Com Um CI
  • Oscilador 15 a 200 KHz
  • Oscilador de 45 MHz
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (47284)
  • Gerador Números Celular (41759)
  • Antena Para Celular (33566)
  • Amplicador 60 W RMS (24598)
  • Os Gatos & Dúvidas (23526)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.