Temporizador Universal

O circuito descrito neste texto é um módulo adicional para o circuito publicado nesse link.

Para economizar está valendo qualquer investimento e todas as formas de economia são bem vindas, o problema é que em muitos casos a economia se torna um objetivo difícil, e são vários os fatores que determinam a facilidade ou a dificuldade para economizar.

Vejam o exemplo de acordar com despertador, há quem não consegue se levantar, a não ser tendo que se levantar e apertar o botão “soneca” do despertador, mas para isso é preciso que o despertador fique longe da cama.

Num banho quente de chuveiro a vontade de tomar um banho curto e quentinho com economia dá lugar a um banho demorado e quente quando a gente está em baixo do chuveiro, e a conta de energia elétrica se dá um jeito quando ela vier.

A forma de economizar um pouco mais no banho, além do circuito proposto que já ajuda bastante, é definir um tempo de banho, assim nas primeiras vezes pode até “faltar tempo” e o resto do banho será de água fria, o que não é legal, mas vai criar consciência da necessidade de um banho rápido.

E para pais que não conseguem controlar seus filhos, esse circuito pode ser uma mão na roda e fazer os interessados lavarem as mãos sobre qualquer responsabilidade, afinal, com um tempo definido eletronicamente já se sabe adiantado o tempo do banho e não haverá discussões nem pedidos para desligar o chuveiro.

Para desligar um chuveiro após um determinado tempo existem várias formas, a mais simples é marcar o tempo e desligar o disjuntor, o problema é incômodo e talvez o esquecimento, então podemos buscar a solução na eletrônica.

ibytes_chuv_disj_30a
Nesse circuito eletrônico o objetivo é economizar energia utilizando potência menor na real, há economia de energia elétrica e de água, o modo de como realizar a montagem é descrita nesse link.

Com o objetivo de controlar o desligamento manual foi adicionada uma extensão da ligação da lâmpada neon, e em série com a lâmpada neon uma chave liga-desliga (CH1), ao ligar a chave o chuveiro liga e ao desligar a chave o chuveiro desliga, os fios podem ser de até uns 3 metros, o que dá a possibilidade de desligar o chuveiro sem ter que entrar no banheiro, a depender do tipo de ligação.

Para adicionar um sistema que desligue o chuveiro com base em um tempo ajustado previamente é preciso um temporizador, de modo que ele permanecerá ligado apenas o tempo ajustado pelo temporizador, independente de qualquer regulagem.

Ibytes_temp_chuv_exter

A chave CH1 deve ser removida do circuito mostrado acima e os pontos do esquema do circuito abaixo serem ligados o ponto 2 ao ponto 4 e o ponto 1 ao ponto 3 e o chuveiro passará a funcionar de acordo com o tempo que for ajustado no temporizador.

Ibytes_temporizador_multi

O esquema do temporizador é mostrado na imagem acima, a duração do tempo do pulso, é determinada pela fórmula: T = 1.1*R1*C1, o tempo (T) em segundos, resistor (R1) em Ohm e capacitor (C1) em Farad.

Escolha um capacitor para (C) para testar o circuito e fazer umas brincadeiras, 470 uF por 25 volts é um bom começo, se quiser pode usar a fórmula acima para encontrar um tempo exato, mas pode ser que não sejam encontrados componentes com valores comerciais.

Basicamente, o tempo é dado em função de R1 e C1, assim como sugeri C1 vou sugerir R1 como 100K., monte o circuito do temporizador, é bem simples.

O CI 555 é comum e fácil de encontrar nas lojas que comercializam componentes eletrônicos, a contagem dos pinos é feita da esquerda para a direita e debaixo para cima.

O transistor é do tipo NPN de sinal, qualquer transistor NPN funciona, o que é preciso é observar a posição dos terminais do transistor utilizado, o fato de outro transistor ser do tipo NPN não quer dizer que a disposição dos terminais seja a mesma.

O relê, conforme citei, deve ter a bobina de acordo com a tensão de alimentação, e um contato do tipo normalmente aberto.

O diodo D1 é um diodo do tipo 1N4148, na falta também serve o 1N4001, a preferência pelo 1N4148 é a velocidade de chaveamento, pois a função desse diodo é proteger o transistor dos picos de tensão gerados pela bobina do relê.

O circuito funciona com tensão de 5 a 18 volts, mas o relê deve ser escolhido de acordo com a tensão, nesse caso é melhor alimentar o circuito com uma tensão que é praticamente padrão e até uma bateria de moto serve para passar algum tempo fazendo experiências.

A CH pode ser do tipo de pressão (chave de pressão normalmente aberta), e toda vez que for apertado o botão, o chuveiro ficará ligado de acordo com os valores escolhidos para R1 e C1.

Para obter um tempo que talvez não seja encontrado com valores comerciais de resistores, no lugar de R1 pode ser colocado um trimpot ou potenciômetro de 680K em serie com um resistor que pode ser de 2,2K, nesse caso, use a imagem abaixo como referência, NC significa não conectado.
R1

Postagens relacionadas
  • Adeus Bateria de 9 Volts
  • Eliminador Baterias
  • Campainha Sem Fios
  • Lâmpada Inteligente
  • Lâmpada Automática
  • Detector de Presença
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (38786)
  • Gerador Números Celular (29122)
  • Antena Para Celular (28782)
  • Amplicador 60 W RMS (21158)
  • Os Gatos & Dúvidas (19497)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.