Cadê a Privacidade?

Não é por nada, mas tem gente que não instala e não usa nada que venha da Microsoft, alguns é porque tem medo de serem espionados e outros por repúdio, por alertas de amigos ou por rejeição mesmo, que o digam os amantes do Linux.

Desde que comecei a fazer uns programinhas bestas para descontrair, percebi a facilidade em colocar comandos que nenhum usuário comum poderá identificar, aliás, poucos usuários avançados podem identificar comandos internos.

Com um simples comando IF dá para comprovar se uma determinada ação está acontecendo e a partir de então seguir com mais comando dentro daquele comando.

Se eu colocar um código para verificar se o programa que compilei é por mim autorizado para ser utilizado em determinado computador, ao ser executado ele faz uma verificação, a verificação está no comando que solicito, tipo, verificar se um arquivo existe em uma pasta e se não existir retornar com uma mensagem, dependendo da linguagem utilizada, isso ficaria mais ou menos assim:

If exist c:protegidomeusistema.sys.
Run meusistema.exe.
Endif.
If NOT exist c:protegidomeusistema.sys.
Echo “Cópia de Programa não autorizada, contate o programador.
Endif

Pelo exemplo acima é fácil perceber que qualquer software pode verificar se existe conexão com a internet e ficar enviando continuamente dados da máquina, dados do usuário, enfim, tudo que for solicitado dentro do código de programação.

Isso não é brincadeira, o fato é que sempre foi muito discutido e sempre foi negado que acontecia espionagem, mas agora com o vazamento de um documento publicado pelo site Cryptome que orienta os agentes da lei sobre as informações de usuários que a Microsoft coleta e guarda, e também como obtêm as informações.

Não é de agora que o site Cryptome tem divulgado documentos que governos e as empresas gostariam que permanecessem bem longe do conhecimento público, mas o Cryptome amplia o seu olhar para a web com a liberação do Microsoft Online Services Global Criminal Compliance Handbook, na verdade trata-se de um guia de espionagem direcionado para os agentes da lei e que traz detalhes de como a Microsoft obtém, guarda e que dados pode fornecer.

A maioria de quem usa computador é usuário dos softwares da Microsoft, então é bom saber de algumas informações antes de comprar pontos do Xbox Live, se conectar ao Office Live, ou até mesmo enviar um e-mail no Hotmail.

O Global Criminal Compliance Handbook é um documento que explica para investigadores, policiais e outros agentes da lei como acessar informações armazenadas pela Microsoft, também oferece amostras de texto para uso em intimações e diagramas que ajudam a entender os registros dos servidores.

O Global Criminal Compliance Handbook tem só 22 páginas, ele não é completo ao ponto de estudar os bits e bytes dos sistemas da Microsoft, é apenas um guia destinado a caçadores de informação, na verdade é feito para quem sabe pouco mas tem curiosidade.

A Microsoft mantém as informações dos usuários relacionadas a todos os serviços on-line, os dados abrangem de e-mails antigos até os números de cartão de crédito, as informações são mantidas por um período de tempo, e quem sabe, para sempre.

Os serviços (sites) citados são os seguintes:

MSN
Windows Live Spaces
Windows Live Messenger
Hotmail
MSN Groups
Windows Live
Windows Live ID
Microsoft Office Live
Xbox Live

Alguns desses serviços da Microsoft podem não se aplicar a um grande número de pessoas, mas o acesso a informações pessoais das contas Xbox Live pode ser um problema para os seus mais de 20 milhões de assinantes, para quem não sabe, o Xbox Live guarda mais dados do que a maioria dos outros serviços.

Bem, no próximo texto vou relacionar quais as informações e quais os serviços que obtém os dados dos usuários.

Postagens relacionadas
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Perdi Meu Smartphone
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (24196)
  • Antena Para Celular (19481)
  • Amplicador 60 W RMS (14618)
  • Os Gatos & Dúvidas (13504)
  • Gerador Números Celular (10124)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.