No Volume Que Quero

O som alto que incomoda as pessoas pode não ser aquele que o desmiolado que tem mais investimento em potência sonora no carro do que o valor do carro.

Nos ambientes domésticos também existem problemas com o volume do som, seja do som, do vídeo game, e da própria TV quando se assiste a um jogo, a uma corrida ou a um filme, no caso da novela, nós homens que calemos a boca para não atrapalhar.

No caso de quitinetes, por exemplo, dá para escutar a TV do vizinho, mesmo que a potência seja de 1 ou 2 watts, e a situação piora quando as preferências por canais é conflitante, ou seja, um prefere um canal diferente, e aí um aumenta o volume para não escutar o som da TV do outro, e pode chegar a um ponto que podem gerar discussões.

Mas não é só com vizinhos, dentro da própria casa, às vezes o marido quer assistir algum programa na TV e a mulher quer dormir ou fazer outra coisa sem ser incomodada por qualquer tipo de som, entre irmãos acontece a mesma coisa.

Como nos dias atuais qualquer celular tem receptor de rádio FM e quase sempre ele nos acompanha em todos os lugares, inclusive no quarto, porque não usá-lo para receber o som da TV e escutar no volume que for mais confortável, mas sem incomodar pessoas que estão por perto.

Pensando nas situações descritas acima é que foi criado o micro transmissor para ser conectado na porta USB para retirar a alimentação e o áudio é retirado das saídas RCA, que é o padrão de saída da maioria das TVs, inclusive das Smart TVs.

Antes de tudo, não importa seu grau de interesse nesse projeto, se você é um desses amantes da eletrônica que ainda fede a fralda e leite com relação a micro transmissor, esqueça, pois além de não chegar ao objetivo, ainda pode estragar a porta USB da sua TV, e o autor não se responsabiliza por nada.

Os testes de funcionamento foram feitos usando uma smart TV de 47 polegadas e uma TV de 32 polegadas, ambas da LG e atingiu exatamente o resultado esperado, sendo que na Smart TV foi necessário configurar para que a saída de áudio padrão fossem as saídas RCA.

O circuito é um oscilador na faixa da FM, embora a modulação seja feita em amplitude, a qualidade é boa, o som alto e nítido, obviamente que o receptor deve ser ajustado de acordo, ou seja, sintonizar no centro da frequência de transmissão.

transmissor_porta_usb

Talvez o componente mais crítico seja a bobina L1, que consiste em 4 ou 5 voltas de fio 20 AWG sobre forma de meio centímetro (usei uma broca de 5 milímetros como forma), esse componente deve ser confeccionado pelo interessado.

C2 é um capacitor variável que pode ser ajustado para fazer o circuito oscilar em uma faixa livre de frequências, assim não causa interferências nas estações comerciais.

C3 é um capacitor de disco cerâmico de 5,6 pF, é preciso atenção na hora de adquirir esse capacitor, balconistas querem vender e não são todos os balconistas que entendem de codificação de capacitores, um capacitor de valor diferente faz com que não exista realimentação e o circuito não funcionará.

Q1 é um transistor 2N2222A, é um transistor NPN de chaveamento, mas respeitando a posição dos terminais, existem muitos transistores equivalentes para serem usados no lugar do 2N2222A, podem ser o BF 494 ou o BF 495, lembrando que a disposição dos terminais é diferente e o encapsulamento também, já que o 2N2222 é metálico e os BF são de plástico.

C4 é de 1N2, deve ser de disco cerâmico, sua função é estabilizar a tensão da base do transistor.

C5 não é crítico, pode ser de 33 nF a 470 nF, a função desse capacitor é fazer o acoplamento de áudio, quanto mais alto o valor, mais grave o som fica e quanto mais baixo o valor, mais agudo o som.

C1 é do tipo eletrolítico, a função é filtrar um pouco mais a tensão, não é crítico e qualquer valor entre 33 uF a 1000 uF funcionarão perfeitamente.

R1 é de 27 K ohms por 1/8 de watt, a função desse resistor é polarizar a base do transistor.

R2 é de 100 ohms, é importante na realimentação e na potência de transmissão, ou seja, no alcance, o menor valor para R2 é 39 ohms, onde o alcance da transmissão pode chegar a 150 metros, com R2 em 100 ohms o alcance fica em torno dos 50 metros.

Lembrando que o alcance não depende só do transmissor em si, depende também da sensibilidade do receptor.

trans_porta_usb_vista trans_porta_usb_layout

O trimpot de 33K tem por finalidade ajustar a intensidade do sinal de áudio que vai chegar a base do transistor através de C5, dependendo da intensidade do sinal de saída da TV nem precisa ajustar, mas se o som estiver saturado na recepção, é preciso diminuir a intensidade de entrada ajustando o trimpot.

A alimentação poderia ser feita com pilhas, mas é chato ter que ficar comprando pilhas, e já que existem portas USB com 5 volts disponíveis, porque não tirar delas a energia necessária?

Mas tenha cuidado nas ligações, se forem invertidas as ligações dos fios da porta USB ela pode ficar danificada, então cuidado, se for usado um cabo USB original, o fio vermelho é o positivo e o fio preto é o negativo, o fio malha é ligado junto com o negativo, os fios verde e branco não são ligados a nenhum lugar.

ibytes_usv_20 ibytes_rca_p2

Originalmente a ideia é ligar as saídas RCA juntas na entrada de áudio+, mas pode ser ligada uma saída P2 juntando-se os dois canais, lembrando que o som no receptor será mono, e observe a polaridade dos fios de áudio também, com relação ao fio terra.

Uma vez feita a montagem, confira tudo, confira de novo, se estiver tudo certo, conecte o conector USB numa das postas USB livres na TV, conecte os conectores RCA nas saídas de som e no celular abra o aplicativo rádio FM e faça uma busca para encontrar o local da transmissão.

Se ficar em cima ou muito perto de outra estação, movimente levemente o ajuste de C1 para mudar a frequência até encontrar um lugar onde não atrapalhe e não seja atrapalhado, esse na prática é o único ajuste que deve ser feito, e não use objetos metálicos para fazer esses ajustes.

Postagens relacionadas
  • Adeus Bateria de 9 Volts
  • Eliminador Baterias
  • Campainha Sem Fios
  • Lâmpada Inteligente
  • Lâmpada Automática
  • Detector de Presença
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (38786)
  • Gerador Números Celular (29122)
  • Antena Para Celular (28782)
  • Amplicador 60 W RMS (21158)
  • Os Gatos & Dúvidas (19497)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.