Antenas de Várias Bandas?

Se você comprou aquela antena para várias faixas de frequências e não ficou satisfeito com o rendimento, esse texto foi escrito especialmente para você.

É comum eu receber e-mails com questionamentos a respeito de antenas, principalmente quando a pessoa já comprou uma antena e percebe que o resultado não é aquele que ela esperava.

Obviamente que quem compra uma antena é porque precisa dela e a frustração pode chegar um pouco tarde, não são todos que sabem, mas comprar uma antena para várias faixas de frequências é a certeza que o resultado não será bom.

Pois cada frequência tem seu tamanho de antena, e um milímetro a mais ou a menos faz muita diferença quando se trata de frequências altas.

Existem vendedores que vendem antenas que dizem funcionar de 850 MHz a 2.4 GHz, e não são várias antenas, é uma antena só para várias frequências.

Comprar uma antena dessas é jogar dinheiro fora, pois vai ser uma boa antena só para uma determinada frequência, não tem como uma antena ser boa em várias frequências, e vou mostrar porque digo essas coisas.

Os vendedores de antenas não gostam do do que digo, obviamente que é por contrariar seus interesses financeiros, até já tentaram tirar o Ibytes do ar várias vezes, mas até agora não conseguiram, porque não só falo ou escrevo, eu falo e mostro porque eu falo (ou escrevo).

Então vamos em frente, vamos ao tamanho das antenas: o tamanho da onda de 850 MHz é 35 centímetros e 27 milímetros.

Para quem não sabe como cheguei a essa conclusão é simples: Para saber o tamanho da onda de uma determinada frequência, basta dividir 142.5 pela frequência (em MHz) e multiplicar o resultado obtido por 2 e acrescentar 5%, o resultado obtido é o tamanho da onda.

Sabemos que o tamanho da onda de 850 MHz é 35 centímetros e 27 milímetros, mas é bom lembrar que para qualquer tipo de antena há um ou mais elementos ativos, esses elementos são chamados de irradiantes, dependendo do tipo de antena, pode ser só um elemento irradiante, mas, para facilitar, nossa referência é a antena Yagi de dipolo aberto, portanto, dois irradiantes.

Todos os elementos de uma antena são dimensionados tendo como referência o tamanho da onda da frequência para qual a antena é cortada.

No caso, a referência é uma antena Yagi, portanto, uma antena direcional, e os elementos adicionais são o refletor e os diretores.
Para uma antena para 850 MHz, pelos cálculos sabemos que o tamanho da onda de 850 MHz é 35 centímetros e 27 milímetros.

No caso de uma antena Yagi de ½ onda, com dipolo aberto, cada elemento irradiante deve ter 17 centímetros e 63 milímetros e devem ser isolados da gôndola.

Lembro que essas medidas foram obtidas dividindo o tamanho da onda por 2.

E se a antena for para 850 MHz, e também for uma Yagi de ¼ de onda, com dipolo aberto, tomando como referência os 35 centímetros e 27 milímetros, que é o tamanho da onda, cada elemento irradiante deve ter 8 centímetros e 8 milímetros.

Da mesma forma que na antena de meia onda, os irradiantes devem ser isolados da gôndola.

No caso da antena de ¼ de onda, as medidas foram obtidas dividindo por 4 o tamanho da onda.

Lembro que todos os elementos de uma antena são calculados tendo como referência o tamanho da onda da frequência para qual a antena é cortada.

A antena pode ser de ½ onda, ¼ de onda, ? de onda ou outra fração de onda, ou até de uma onda inteira.

De qualquer modo, o tamanho da antena está relacionada a fração da onda que é utilizada nos cálculos para obter os elementos que formarão a antena.

Mas se a antena for cortada para ¼ de onda, os elementos ativos, o refletor, e os diretores são calculados com base em ¼ de onda.

Nas frequências acima de 2GHz podem ser cortadas antenas para uma onda completa, isso acontece devido o tamanho da onda ser pequeno, onde ¼ de onda não dá nem 2 centímetros, e é nas altas frequências que 1 mm pode fazer muita diferença.

Conforme já descrito, o tamanho da onda de 850 MHz é 35 centímetros e 27 milímetros.

Meia onda de 850 MHz tem 17 centímetros e 63 milímetros. ¼ de onda de 850 MHz tem 8 centímetros e 8 milímetros.

O tamanho da onda de 900 MHz é 33 centímetros e 31 milímetros.

Meia onda de 900 MHz tem 16 centímetros e 65 milímetros.

¼ de onda de 900 MHz tem 8 centímetros e 32 milímetros.

O tamanho da onda de 1.9 GHz é 6 centímetros e 6 milímetros.

Meia onda de 1.9 GHz tem 3 centímetros e 3 milímetros.

¼ de onda de 1.9 GHz tem 1 centímetro e 65 milímetros.

O tamanho da onda de 2.1 GHz é 6 centímetros e 8 milímetros.

Meia onda de 2.1 GHz tem 3 centímetros e 4 milímetros. ¼ de onda de 2.1 GHz tem 1 centímetro e 7 milímetros.

Percebem a diferença só em milímetros de 1.9 GHz e 2.1 GHz?

O tamanho da onda de 2.4 é 4 centímetros e 7 milímetros.

Meia onda de 2.4 GHz tem 2 centímetros e 3 milímetros e cinquenta centésimos.

¼ de onda de 2.4 GHz tem 1 centímetro e 1 milímetro e 75 centésimos.

Percebem a diferença nas medidas em milímetros de 1.9 GHz, 2.1 GHz e 2.4 GHz?

Se as ondas eletromagnéticas seguem um padrão, e se para cada frequência existe um tamanho de onda, como é que com medidas iguais para frequências tão diferentes vai ter bom resultado?

Se as faixas de sintonia fossem múltiplas, poderiam ser feitos arranjos, mas só se a as frequências de sintonia da antena fossem múltiplas, mas não é o caso.

Acho que deve ter ficado claro porque as antenas que dizem ser para várias faixas de frequências não dão bom resultado em todas as faixas das frequências para as quais são vendidas.

Mas cada um que faça o que quiser, mas não será por falta de conhecimento, quem continuar insistindo vai jogar dinheiro fora.

Postagens relacionadas
  • O Tamanho da Onda da RF
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (38944)
  • Gerador Números Celular (29422)
  • Antena Para Celular (28865)
  • Amplicador 60 W RMS (21230)
  • Os Gatos & Dúvidas (19572)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.