Nome de Domínio?

No início, só as empresas brasileiras e legalizadas e que possuíssem CNPJ podiam registrar domínios com a extensão .com.br, mesmo assim, para registrar um domínio sem ter CNPJ poderia ser registrado um domínio internacional, claro que estando no Brasil certamente vai ser desejado um domínio com a extensão .com.br por diversas razões, a primeira delas é a credibilidade.

Se você não tem uma empresa aberta e legalizada, pense bem e avalie se precisa mesmo registrar um domínio com extensão .com.br, pelas taxas que são cobradas atualmente, minha opinião é que são até bem baratas, eu sempre faço uma comparação de um nome de domínio com um lote de terra, sob esse ponto de vista, estamos realmente comprando um espaço minúsculo na internet, e se destacar entre os milhões de outros sites vai depender de várias atitudes que serão tomadas depois de fazer o registro do nome do domínio.

Se for realmente necessário, pergunte para alguém que seja empresário, de preferência que seja também seu parente, veja se ele pode registrar um domínio para você em nome da empresa dele, mas escolha alguém que seja realmente de confiança, pois uma vez o domínio registrado e vinculado ao CNPJ da empresa, somente o responsável pela empresa é quem pode transferir para você o domínio, na prática o domínio vai pertencer a empresa e somente ela poderá no futuro transferir para você, isso se você vier abrir uma empresa.

Só pode ser registrado um domínio se já existir na Internet pelo menos dois servidores de DNS que possam se responsabilizar por ele, é por isso que é preciso os serviços de uma empresa de hospedagem, a empresa de hospedagem irá informar os dois servidores de DNS, alguma coisa parecida com ns1.ibytes.com.br e ns2.ibytes.com.br e possivelmente
números de IP, quando você tiver as informações dos dados dos DNS, significa que você tem uma conta de hospedagem que foi criada no servidor.

É bem comum registrar um domínio para garantir o nome e depois informar os DNS, mas o ideal é pesquisar e saber se está disponível para registro o nome desejado e de posse do nome do domínio criar uma conta no servidor de hospedagem e aí sim, efetuar o registro.

Ao registrar um domínio, por uma questão de credibilidade, dê preferência para extensão .com.br, e dentro das possibilidades, registre o mesmo nome com a extensão .com e .net.

Isso vai evitar que seus visitantes cometam erros ao digitar o nome do seu site, como é costume dos internautas digitar .com.br e depois .com, se ainda não der, possivelmente, irão digitar o nome do domínio com a extensão .net, mas o padrão para a maioria dos internautas é .com.br.

Se o nome do domínio for apenas .com ou .net, muitas visitas serão perdidas e se é para algum tipo de comércio ou prestação de serviços, vai perder muito em credibilidade por não ter um .com.br.

Dentro das possibilidades, escolha um nome bem simples com apenas uma palavra e que lembre o nome da sua empresa, se for preciso juntar palavras evite utilizar mais de duas palavras, também evite de utilizar o hífen para separar uma palavra da outra, isso evita erros de digitação, não use palavras que tenham duas vogais seguidas, como por exemplo: motooca.com.br, também não use palavras que tenham duas letras seguidas, veja que exemplo horrível: azullindo.com.br.

Nomes em inglês ou qualquer nome que seja difícil de escrever ou de memorizar devem ser descartados, uma boa regra é não utilizar palavras que costumam gerar dúvidas na hora de escrever ou até mesmo na hora de falar o nome.

Se você pensou em um nome de domínio e verificou que o mesmo já foi registrado, a melhor e a única solução é pensar em outro nome.

A empresa que fará o registro em seu nome deverá lhe informar o nome de usuário e a senha para você acessar seu painel de controle, e que essa empresa seja de confiança, para ter certeza, logo após a confirmação do registro faça uma
consulta de whois para ter certeza em qual nome foi feito o registro, e teste também seu nome de usuário e a senha no painel de controle de registro da empresa.

Outro problema que foi criado parecendo solução, são os domínios com acentos, que tal um domínio com o nome linquiçaseca.com.br ou tiãomacho.com.br?

Mesmo que os domínios com acentuação já estejam disponíveis, utilizar palavras que tenham ç ou ã não considero boa opção, simplesmente porque não são populares e ainda geram muita confusão e poucos benefícios.

Para evitar futuros problemas na justiça, em nenhuma hipótese registre nomes de marcas conhecidas e nem nomes de empresas conhecidas na sua região, no Brasil, nem mesmo do exterior.

Já pensou se o nome globo.com.br ainda não estivesse sido registrado pela própria Globo?

Com certeza não seria bom registrar o mesmo nome para evitar problemas judiciais de uso indevido de marca registrada, mesmo sendo possível registrar por disponibilidade, é bom ficar antenado também nas questões de semelhança e de fonética, registrar um domínio como por exemplo: kade.com.br vai ser considerado semelhança fonética e certamente existirão problemas.

Postagens relacionadas
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Perdi Meu Smartphone
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (43693)
  • Gerador Números Celular (37904)
  • Antena Para Celular (31825)
  • Amplicador 60 W RMS (23214)
  • Os Gatos & Dúvidas (21774)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.