Antenas GSM/CDMA/3G

É comum receber e-mails com perguntas relacionadas à reutilização de antenas, a mais comum é se pode usar uma antena de celular de uma operadora em um celular habilitado em outra operadora, a resposta é vaga e ainda deixa dúvidas, pois a resposta é talvez.

Sim, talvez porque se a primeira operadora operar numa frequência bem próxima da segunda operadora a antena pode ser reaproveitada sem modificações, mas se as frequências de operação forem distantes, nem pensar, porque com antena fora da sintonia é melhor que nem seja usada antena.

Bem, talvez melhor explicar de forma simples o motivo dessa afirmação, vamos usar um script para Calcular Antenas e ignorar os demais elementos diretores e refletores, nossos alvos são apenas os elementos chamados “dipolo”.

Então, para uma antena de ¼ de onda para a frequência de 850 MHz, o tamanho de cada elemento do dipolo é 8,4 centímetros.

Para uma antena de ¼ de onda para a frequência de 900 MHz, o tamanho de cada elemento é 7,9 centímetros, e temos uma diferença de 6,2% de tamanho nos elementos.

Continuando os cálculos, para uma antena de ¼ de onda para a frequência de 1800 MHz, o tamanho de cada elemento do dipolo é de 3,95 centímetros, como regra, quanto mais alta a frequência, utilizo também os resultados obtidos na casa decimal.

Para uma antena de ¼ de onda para a frequência de 1900 MHz, o tamanho de cada elemento do dipolo é de 3,75 centímetros, lembre-se que quanto mais alta a frequência os números obtidos na casa decimal vão se tornando cada vez mais importantes.

Para uma antena de ¼ de onda para a frequência de 2100 MHz, o tamanho de cada elemento do dipolo é de 3,39 centímetros, e como os resultados deixam claro, são cinco faixas de frequências com cinco resultados diferentes.

As frequências 850/900/1800/1900 MHz são utilizadas na tecnologia GSM, no caso para voz, mas nada impede que sejam utilizadas para dados, depende da tecnologia empregada e autorizada pelos órgãos competentes, as frequências 850/1900/2100 MHz são utilizadas para dados, no caso pode ser 3G, GPRS, GSM ou qualquer outra tecnologia desde que a operadora esteja autorizada a utilizar.

Um detalhe é que cada operadora pode operar em uma frequência diferente em cada região, assim, apenas uma hipótese, mas uma operadora que opera em 900 MHz em São Paulo, em Santa Catarina pode ser em 1800 MHz e no Rio Grande do Sul operar em 850 MHz.

Por isso que a resposta a “posso utilizar a antena de tal operadora em outra operadora é “talvez sim, talvez não””, pois depende da frequência de operação da operadora na região onde será utilizada a antena.

No que diz respeito a tecnologia GSM/CDMA/GPRS/3G não tem nada a ver, as ondas eletromagnéticas emitidas pelas antenas que transportam a modulação, que pode ser em qualquer tecnologia, então afirmar que existe antena para 3G ou para GSM é errado, o que existe é antena para frequência de operação e não de tecnologia que é utilizada.

Então, uma antena que seja de uma frequência de uma determinada operadora pode ser utilizada em outra operadora desde que a outra operadora opere na mesma faixa de frequência, o que é pouco provável se for na mesma região, no que diz respeito a GSM/CDMA/GPRS/3G não importa, porque a antena não é “cortada” em função da tecnologia utilizada pelos equipamentos, e sim pela frequência de operação do equipamento.

Se tal antena vai ser utilizada diretamente no celular, no modem 3G ou num repetidor de sinais não faz a menor diferença, o que deve ser observado é que a impedância da antena deve estar perfeitamente casada com o equipamento, somente assim é que é conseguido o máximo de rendimento.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14904)
  • Antena Para Celular (12330)
  • Amplicador 60 W RMS (9774)
  • Os Gatos & Dúvidas (8348)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5927)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum