Montou e Não Funciona?

Ser amante de alguma coisa significa gostar muito de alguma coisa, e mais do que gostar, às vezes tem-se o desejo de fazer, mas para tudo, querer fazer não é o suficiente, é preciso saber como fazer.

No que diz respeito à eletrônica é preciso ter pelo menos o conhecimento básico de como fazer as coisas, e apesar de muita curiosidade, nem todos tem esse tal de “conhecimento básico”.

Não é raro receber perguntas com dúvidas sobre se tal circuito funciona mesmo, em primeiro lugar, qualquer circuito aqui disponibilizado é testado e comprovado o funcionamento, isso é feito em respeito aos usuários do Ibytes.

Em qualquer circuito que, embora simples, não funcione, obviamente que existe alguma coisa errada, no circuito em questão envolve radiofreqüência, áudio e regulagem de fonte, e no caso de um desses estágios não funcionar, o sintoma será que todo o circuito não funciona, assim, vou ser breve, mas acredito que claro o suficiente para que todos possam descobrir e sanar possíveis defeitos.

Nós precisamos comer para tirar as vitaminas dos alimentos e assim nos mantermos, os circuitos eletrônicos também precisam de alimentação, assim como nós, se comermos demais a comida nos fará mal, o mesmo acontece com relação a componentes eletrônicos, tensão em demasia irá danificar os componentes, ou seja, alimentação em excesso danifica os componentes.

Sendo assim, quando qualquer aparelho não funciona, suspeita-se de imediato da fonte de alimentação, na fonte de alimentação, dependendo da complexidade, podem existir muitos componentes, mas no nosso caso, a bateria do carro fornece a alimentação, mesmo assim, é preciso baixar o nível da tensão para valores apropriados para a segurança dos componentes adjacentes.

Bem, vamos ao que realmente interessa: o circuito é Transmissor MP3, MP4, observe na regulagem sugerida, em primeiro lugar é preciso que a chave esteja ligada, a seguir nota-se que a referência de tensão é um diodo de três volts, ele tem posição certa para ser soldado no circuito, no caso de ligação invertida simplesmente não haverá tensão na junção diodo-resistor, para efeitos de medição, deverá ter três volts nessa junção, acredito que não preciso desenhar como medir a tensão nesse ponto.

A tensão de referencia é utilizada na aplicação da base do transistor Q3, que tem seu emissor ligado ao transistor Q2, então, Q2 e Q3 estão em configuração darligton, essa configuração permite obter bom ganho e boa potência, além de boa estabilidade.

No emissor de Q2 encontramos a tensão que irá alimentar o transmissor de RF, ou seja, um micro-transmissor de freqüência modulada, se houver algum erro, no circuito de regulagem de tensão, o restante do circuito também não funciona.

No que diz respeito ao estágio transmissor, Q1 é o responsável pela oscilação do circuito, eu disse que é o responsável, mas ele não faz tudo sozinho, por isso todos os componentes a sua volta tem que ser de acordo com as especificações, sem contar que é um circuito que envolve a manipulação de radiofreqüência, além da posição correta dos terminais base, coletor e emissor, o capacitor C2 e o capacitor C1 merecem atenção especial, eles devem obrigatoriamente ser de disco cerâmico, e não acredite nos vendedores que dizem que capacitor é tudo igual, porque não é.

Neste circuito, D1, Q1, Q2 e Q3 tem posição certa para serem soldados, além dos fios de alimentação que vem da bateria que devem ser observadas as polaridades, os demais componentes não tem a necessidade de observar a posição de soldagem no circuito.

Para efeitos de experiências, podem ser montdos os estágios em partes e depois de comprovado o funcionamento de cada um dos estágios, interligá-los de forma definitiva.

Postagens relacionadas
  • Retificadores e Nomenclaturas
  • Assim Surgiu a Eletrônica
  • Repelente Não Funciona
  • A Corrente é …..
  • Excesso de Corrente
  • Porque Não Atendo
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (44958)
  • Gerador Números Celular (39242)
  • Antena Para Celular (32467)
  • Amplicador 60 W RMS (23794)
  • Os Gatos & Dúvidas (22420)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.