Downgrade do Windows 10

Passados pouco mais de duas semanas depois que a Microsoft começou a distribuir a nova versão do Windows, segundo informações coletadas na internet, alguns milhões já conhecem o Windows 10 e as suas novidades.

Eu gostei muito mais do que pude testar, até agora achei bem estável e não tive nenhum problema de tela azul ou travamento, posso afirmar sem medo de errar que é muito, mas muito melhor do que o Windws 8.x, acho que dá para prever que teremos finalmente um sistema operacional a altura da quantidade de usuários.

Até agora não tive problemas com compatibilidade de programas, todos os programas que estavam instalados no Windows 7 (sim eu usava Windows 7) funcionam normalmente no Windows 10, mas tenho conhecimento de que pessoas que usavam programas craqueados ou com seriais diversos tiveram problemas com esses programas.

Isso aconteceu porque durante a instalação é criado um novo arquivo hosts e a cada abertura de um desses programas, o site do fabricante é acessado e faz a verificação, e obviamente força o usuário a pagar pelo programa ou deixar de usá-lo.

Pode ser que no futuro algum usuário possa sentir saudade ou ter necessidade de voltar a usar o Windows 7 ou 8, principalmente se o usuário se sentir invadido.

É preciso ter ciência de que seremos identificados a cada vez que o computador for ligado, pois é só ligar o computador e acessar a internet para que as verificações comecem, é verificação de autenticidade, da necessidade de atualizações, e muitos outros acessos para verificações.

Que fique claro que as atualizações antes podiam ser configuradas para não acontecer, agora não tem mais como configurar para que as atualizações não sejam realizadas, como sempre afirmei: “ninguém é, ou está anônimo se estiver conectado à internet”.

Em todo caso, é perfeitamente possível restaurar do Windows 10 para a versão anterior, o processo é simples e pode ser executado por qualquer usuário, pois durante a instalação do Windows 10 todos os arquivos são armazenados numa pasta chamada Windows.old.

No painel de controle existe a opção de Voltar ao Windows 7 ou 8.1, mas a nova versão do Windows mantém os arquivos da versão antiga por aproximadamente um mês, depois disso esses arquivos são deletados, para restaurar a versão anterior do Windows já fica mais complicado.

Quem é prevenido e como na vida não se sabe o que vai acontecer no futuro, numa instalação do Windows também não dá para ficar com a certeza absoluta que tudo vai correr as mil maravilhas, por isso é altamente recomendável fazer backup dos arquivos antes de iniciar o procedimento de qualquer instalação.

Voltando ao foco do texto, se você deseja restaurar do Windows 10 para a versão anterior do Windows, siga os seguintes procedimentos:

– Abra o Menu Iniciar e clique em configurações.

– No menu de Configurações, clique em atualização e segurança.

– No menu seguinte, selecione Recuperação na aba da esquerda.

A opção Voltar para o Windows 7 ou Voltar para o Windows 8.1 deve aparecer do lado direito.

– Clique no botão Introdução para começar o processo.

restauro_win_10_ibytes

– A tela seguinte lhe perguntará por que você deseja voltar à versão anterior do Windows, escolha uma opção e em seguida clique em Avançar.

– A tela seguinte mostrará informações importantes sobre o processo, é bom ler com muita atenção, e quando achar que está tudo de acordo e que deseja realmente fazer o downgrade clique em avançar.

– Espere que o sistema faça tudo o que for necessário, dependendo da velocidade do seu computador pode levar alguns minutos ou até horas, mas voltará ao sistema operacional anterior.

Se você estiver usando o Windows 10 por mais de 30 dias, é muito provável que não exista mais a opção Voltar ao Windows 7 ou 8.1, nesse caso não há como voltar a versão anterior do Windows, será necessário realizar uma nova instalação do sistema operacional.

Então será necessária uma chave de produto da versão anterior do Windows, DVD de instalação, enfim, será necessário iniciar uma instalação “do zero”, mas isso não é assunto para esse texto.

Está confuso? Não tem problema, assista os procedimentos no vídeo abaixo, e se gostou, por favor, clique eu “gostei”.

Postagens relacionadas
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Perdi Meu Smartphone
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (33807)
  • Antena Para Celular (25916)
  • Gerador Números Celular (19439)
  • Amplicador 60 W RMS (18770)
  • Os Gatos & Dúvidas (17818)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.