Cálculo de Corrente

No mundo da eletricidade, eletrônica, robótica e da tecnologia em geral, grandezas como tensão, corrente e resistência estão sempre presentes, mas nem todos dominam a maneira de fazer cálculos para determinar a corrente que circula por um circuito.

Com relação a instalações elétricas, quando é preciso dimensionar o diâmetro de fios e escolher disjuntores, é necessário calcular a corrente de curto-circuito nos circuitos, para que seja possível saber qual o disjuntor que será utilizado.

Obviamente que esse é um tema complexo, mas podemos simplificar muito as coisas se tivermos uma maneira de saber a corrente que irá circular num circuito, e a partir dessa informação decidir o que será feito.

A proposta aqui é descobrir a intensidade da corrente, tendo conhecimento da tensão de trabalho e da potência.

Vou sugerir apenas uma aplicação simples e mostrar a importância de ter conhecimento da quantidade de corrente que é consumida por um determinado equipamento elétrico.

Um dos equipamentos que mais consomem energia é o chuveiro, e digamos que há uma dificuldade em controlar o tempo de banho, que economizaria energia elétrica e água.

Então, vamos tomar como referência um chuveiro de 5.000 watts numa rede elétrica com tensão de 220 volts, você seria capaz de descobrir qual a intensidade de corrente que circula pelos fios quando esse chuveiro está ligado em sua potência máxima?

Como é possível fazer com que um disjuntor desligue depois de certo período de tempo com o chuveiro ligado?

Como o disjuntor é um dispositivo termoelétrico, posso usar um que aqueça e desligue o chuveiro depois de certo período, e se for religado enquanto estiver quente ele simplesmente desliga novamente.

Como sei que a corrente que circula numa rede de 220 volts com um equipamento de 5.000 watts é 22,7 Ampères, se for usado um disjuntor de 25 Ampères, levará de 5 a 7 minutos para o disjuntor desligar, obviamente que a água continuará correndo, mas será água fria, dá para entender o recadinho do chuveiro, não é?

Para deixar a coisa mais simples, deixo um script para que você possa fazer algumas experiências descobrindo quanto cada equipamento requer de corrente, basta saber a potência do aparelho e a tensão de funcionamento.

Cálculo para saber a corrente.

A unidade de medida potência é o watt.
A unidade de medida de tensão é o volt.

Esta seção faz cálculos para unidades maiores de 1 watt.
Esta seção faz cálculos para unidades maiores de 1 volt.

Potência :

Tensão :

Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (43690)
  • Gerador Números Celular (37900)
  • Antena Para Celular (31823)
  • Amplicador 60 W RMS (23211)
  • Os Gatos & Dúvidas (21772)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.