Obstáculos Acesso 3G

Ter um ótimo sinal 3G, GSM, GPRS ou EDGE não garante ótima conexão, existem vários fatores que podem atrapalhar o sinal de RF, um deles pode ser um telefone sem fio com a freqüência de operação próxima da freqüência da banda da operadora.

Um exemplo de causador de problemas é um vizinho, que mesmo a uns 250 metros do modem ou telefone, mas utilizando uma máquina de soltar elétrica, que por característica do trabalho em si causa muitos espúrios que se propagam no ar, numa situação assim o modem capta a freqüência desejada, mas capta também os ruídos, e tem trabalho maior para separar o sinal desejado e descartar os sinais indesejáveis, os sinais a serem descartados são considerados ruídos, tanto é que existe a expressão sinal/ruído, onde o nível do sinal desejado deve ser pelo menos 5 vezes maior que o sinal considerado ruído.

Se o ruído tiver um nível muito próximo do nível do sinal desejado, a lentidão é inevitável, a perda de conexão também é constante, mas às vezes, trocando a posição do modem em um ou dois metros a conexão fica boa e a navegação também, acontece que mesmo sem saber o porque, o usuário sabe que naquele “exato” local a conexão é boa.

Numa casa, ou num aposento da casa, existem inúmeros obstáculos que causam a reflexão (desvio) do sinal de RF para várias direções, alguma coisa metálica, a ferragem de uma laje escondida no meio do concreto, as esquadrias de alumínio das janelas, e até mesmo um pé de samambaia pode causar interferências, são esses alguns dos motivos que ao aproximar o telefone ou modem próximo da janela ou da porta da casa a conexão fica boa, e isso serve para conexão de dados e também para conexão de voz, ou seja, para acesso á internet e também para conversas telefônicas.

Eu tenho como hábito usar o Mobile Data Monitoring Application para saber o nível do sinal e do ruído, assim consigo localizar os melhores locais e obter as melhores conexões, mas existem problemas que não tem jeito, e só o provedor do serviço consegue resolver.

Uma das situações de lentidão pode não ter nada a ver com a qualidade da conexão, vou citar o que tenho para servir de exemplo: tenho um acesso 3G da claro de 500 KBPs, sanados alguns problemas (deles) minha conexão é boa e não mudo o modem de lugar, mesmo dentro de casa e cercado de ferragens capto ótimo sinal, (utilizo um refletor pequeno) mas, quando ultrapasso 1 MB de dados minha conexão vira um lixo, conecta e às vezes nem navega.

A conclusão é que se o sinal de RF é bom e o nível do ruído é baixo a conexão deve ser boa, restando duas alternativas que são problemas que o provedor do serviço de acesso deve resolver, uma das alternativas é a possibilidade do provedor comercializar mais acessos do que a capacidade do sistema, em linguagem “chula” podemos dizer que o provedor vende o que não tem capacidade de suprir, isso é fácil de perceber, pois em horários onde os acessos são menores a velocidade da navegação é boa, e nos horários de muitos acessos a conexão cai constantemente e a navegação é lenta.

A outra alternativa é o controle do tráfego de dados com a finalidade de dividir entre mais consumidores, isso é feito da mesma forma de quando é atingida a quantidade de dados de um plano, só que em alguns casos, o controle fica em definitivo, só que nenhum provedor assume e sempre transfere o problema para usuário, colocando obstáculos de todo tipo, e provar técnicamente que o problema é do provedor e não do local onde está o modem é uma tarefa bem desagradável, a verdade é que é melhor trocar de provedor, mas, enquanto a concorrência não for realmente livre, muito pouca coisa vai mudar.

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