Booster de Áudio

A eletrônica é fascinante e cativa ainda mais quando o interessado consegue alcançar seu objetivo, entre os projetos simples e prazerosos que podem ser realizados por iniciantes está um amplificador que funciona em contra fase.

A principal característica deste tipo de amplificador é a facilidade de montagem, outra característica é a economia, apenas dois transistores, um transformador que converta 220 volts em 6 volts e um alto falante será necessário.

Também será necessário um transformador de saída que deve ser montado pelo interessado e consiste em 50 voltas de fio 14 AWG enroladas sobre um ferrite de 5 centímetros de comprimento por 1 centímetro de grossura, pode ser ferrite quadrado ou redondo, quem conhece rádios antigos de AM sabe muito bem onde encontrar um ferrite perfeito.

Nas 50 voltas devem ter uma tomada central, então o correto é enrolar 25 voltas, deixar uma ponta para soldar e continuar o enrolamento com as 25 voltas restantes, se os dois enrolamentos não tiver a derivação central bem no centro do enrolamento, um transistor irá esquentar mais do que o outro.

Observe que a tomada central desse transformador é ligada direto no positivo da alimentação, deixe esse item planejado, um pedaço de fio vermelho pode ser soldado na tomada central do transformador, a finalidade é lembrar que “esse fio é ligado no positivo”.

O próximo passo é ligar os transistores, se quiser usar outros transistores do tipo NPN de potência fique à vontade, mas lembre-se de que a disposição dos terminais pode ser diferente, no protótipo foram utilizados dois transistores do tipo TIP3055, lembro mais uma vez que eles têm posição certa para serem soldados, siga o desenho.

O coletor de um dos transistores deve ser soldado em uma das extremidades do transformador que foi montado, e também deve ser ligado em um dos terminais do alto falante, veja a trilha em azul claro no desenho.

O coletor do outro transistor deve ser soldado na outra extremidade do enrolamento do transformador e no outro terminal do alto falante, veja a trilha em amarelo no desenho.

Os dois transistores devem ter seus emissores ligados juntos e ligados no negativo da alimentação, os terminais coletor de cada transistor devem estar isolados eletricamente das demais partes do circuito.

Feitas as ligações descritas, restam as ligações das bases dos transistores, então vamos adiante: o projeto exige um transformador que tenha entrada de 220 volts com tomada central, ele será ligado invertido e por isso irá executar uma função inversa daquela para a qual foi fabricado.

Note no desenho que a tomada central desse transformador é ligada ao negativo da alimentação, junto com os emissores dos transistores, as duas extremidades do transformador, uma em cada base de cada transistor.

O detalhe é que um transformador que tenha entrada de 220 volts com uma tomada central, ele terá uma entrada de zero volt, uma entrada de 110 volts e uma entrada de 220 volts, e nesse circuito é aproveitada a vantagem de poder aumentar a intensidade do sinal de entrada e ainda obter zero volt e duas fases do sinal de entrada opostas entre si, é justamente isso que faz o ganho do amplificador ser alto e o consumo de energia baixo.

Na outra extremidade do transformador é ligada a saída do som que é desejado amplificar, sem precisar observar a polaridade dos fios, outra característica marcante deste tipo de circuito é o isolamento total entre o circuito excitador e o circuito que realmente amplifica.

Em se tratando de potência e qualidade sonora, o circuito responde bem nas frequências audíveis, deixando um pouco a desejar nas frequências acima dos 3 KHz, as frequências graves respondem bem e as frequências médias também.

A qualidade final do áudio depende da fonte de sinal e é preciso pelo menos ½ watt de potência, com excitação de 5 watts são obtidos 35 watts RMS com alimentação de 12 volts.

Desculpem-me os técnicos de plantão, o esquema abaixo está totalmente fora dos padrões da eletrônica, na verdade é apenas um desenho, mas é para dar oportunidade para quem não sabe ler esquemas, mas gostaria de montar um amplificador de áudio, do tipo booster.

Obviamente que os transistores podem ser trocados por outros do tipo NPN, mas sempre lembrando que quanto maior a potência sonora gerada mais eles esquentarão, isso significa que é necessário usar radiadores de calor.

No que diz respeito ao alto falante, se tem dúvidas sobre o que está sendo feito e não quer colocar ele em risco, use um capacitor de 1000 uF em série com um dos fios do alto falante, se ficar roncando devido a um erro de ligação, o alto falante irá queimar.

amplificador-push-pool

Postagens relacionadas
  • Copiadores de Esquemas
  • Adeus Bateria de 9 Volts
  • Lote de BF494 Falsificado
  • Eliminador Baterias
  • Choques Como Proteção
  • Componentes eletrônicos
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (44633)
  • Gerador Números Celular (38933)
  • Antena Para Celular (32322)
  • Amplicador 60 W RMS (23685)
  • Os Gatos & Dúvidas (22271)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.