Receptor Módulo 433 Mhz

Dando continuidade ao projeto de bloqueador automotivo com módulos de RF de 433 MHz, nesse texto estou disponibilizando o esquema e também vídeos com o dispositivo funcionando para mostrar como realmente ficou o funcionamento no final.

Não vou descrever componentes um a um já que os componentes são todos comuns e o pessoal sabe para que que funciona um relé, para que que serve um relé e também sabe para que serve um circuito regulador.

Se não sabe sobre quais componentes está sendo feita a abordagem, clique aqui.

E além disso, o circuito principal do módulo receptor de 433 MHz também já foi explicado, em todo caso, vou deixar um vídeo anexado no artigo para não restar dúvida.

Mas, aí vão surgir aqueles críticos e dizer: está cheio de circuitos com módulos RF de 433 MHz por aí, sim, eu confirmo que existem mesmo, mas todos os que vi estão utilizando o Arduíno ou um circuito semelhante pra fazer a conexão.

Obviamente que usando o Arduíno é melhor e mais fácil para fazer com que ele funcione, mas para a finalidade proposta torna o circuito inviável, mas não é o caso do circuito descrito aqui, pois aqui o negócio é eletrônica pura.

Claro que com o Arduíno também é eletrônica, mas é com circuito que não possibilita uma montagem final compacta.

Como o objetivo é colocar no lugar do Arduíno nosso próprio circuito eletrônico,apesar do trabalho, o circuito final será compacto e eficiente e nada de Arduíno e nada de códigos de programação, é apenas eletrônica mesmo.

Para não dizerem que não disse nada, de uma forma simples e genérica vou citar que o circuito receptor de 433 MHz é um módulo que funciona com 5 volts, não deve ser tensão maior do que isso, e no circuito é usado um circuito integrado regulador do tipo 7805 para alimentar exclusivamente esse módulo, e o restante do circuito, basta prestar atenção para perceber que é tudo em 12 volts.

Basicamente, o circuito recebe o sinal gerado pelo transmissor, e no receptor há um filtro que separa e atenua os picos que causariam disparos erráticos do relê (RL1), esse relê tem por finalidade disparar um CI 555 e mantê-lo ativado de acordo com o sinal emitido pelo transmissor.

No vídeo demonstrativo de funcionamento a etapa final que (agora) consiste em um relé com transistor era apenas um LED, mas isso não interfere em nada o funcionamento, o objetivo era demonstrar o funcionamento.

Nesse texto além de breves abordagens estou disponibilizando além do esquema eletrônico, o layout para a placa de circuito impresso e a disposição dos componentes.

Qualquer dúvida assista os vídeos anexados e procure por outros vídeos no canal Ibytes para esclarecer dúvidas, caso existam.

Ainda quero lembrar que a placa de circuito impresso são seis centímetros e meio por 12 centímetros, e pra quem quiser fazer a montagem em placa de circuito impresso é a placa sugerida, obviamente que quem desejar pode fazer o seu próprio layout.

ibytes_esq_receptor_433_mhz

ibytes_vista_lay_433_mhz ibytes_vista_rep_433_mhz

Postagens relacionadas
  • Amplificador 18 dBm UHF
  • Oscilador Duplo Com Um CI
  • Oscilador 15 a 200 KHz
  • Oscilador de 45 MHz
  • Bloqueador de Sinal GPS
  • Adeus Bateria de 9 Volts
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (43798)
  • Gerador Números Celular (38012)
  • Antena Para Celular (31931)
  • Amplicador 60 W RMS (23327)
  • Os Gatos & Dúvidas (21851)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.