Minhas Senhas Não

Tenho recebido questionamentos a respeito de invasões e uso indevido de arquivos, roubo de senhas e com isso, o acesso indevido a contas de e-mail e MSN.

Ocorre que existem aqueles que guardam suas senhas em um único arquivo dentro do próprio computador, as vezes também as senhas são anotadas numa agenda tradicional, mas para piorar as coisas no futuro permitem que pessoas que até determinada época eram de sua total confiança utilizem o computador.

Note que PC quer dizer personal computer, ou seja, computador pessoal, e pessoas de total confiança são aquelas que contamos nossos segredos, damos nossas senhas de internet, a senha da conta bancária e até a chave da casa.

Não me pareço nada com nenhum beato carola seguidor do que está escrito na Bíblia, mas um versículo eu sigo à risca, é o que diz: maldito é o homem que confia no homem, as senhas, meu computador e meu celular são sagrados, ninguém mexe neles longe das minhas vistas, e muito menos faço empréstimos.

Os motivos são simples, quem tem experiência de vida sabe que certas amizades e certos companheirismos não duram para sempre, o mesmo acontece com uma sociedade comercial ou com uma relação entre patrão e empregado.

Refiro-me a possíveis problemas depois que a relação for para o beleléu, talvez até durante a convivência, em todo caso existem programas que podem ser instalados no computador e que permitem o acesso silencioso, e quem sabe usar esses programas pode acessar o computador remotamente e fazer o que bem entender.

Vou citar apenas um desses programas, e pelo fato de ser gratuito deixa o perigo ainda mais evidente, o programa chama-se TeamViewer e estabelece ligação com qualquer computador ou servidor em todo o mundo em apenas alguns segundos.

É possível controlar o computador do parceiro ou da vítima à distância como se estivesse sentado à frente dele, obviamente que precisa estar instalado no computador, mas se em algum tempo o computador foi utilizado e nele foi instalado o programa, é bem possível que existe a possibilidade de haver instalado o que bem quiser.

Nem mesmo os maiores problemas no acesso à distância que são causados geralmente pelos Firewalls, portas bloqueadas e pelos roteadores NAT para os endereços IP locais serão problema se for utilizado o TeamViewer, não haverá dificuldades se o computador da vítima foi configurado para ser acessado remotamente e de modo silencioso.

Com programas de acesso remoto existe a possibilidade de acesso simples e direto as 24 horas por dia a servidores e computadores não supervisionados, basta que o computador esteja ligado e conectado à internet, obviamente que este texto não é nenhuma crítica ao programa, ele foi criado para acessos ao computador do escritório, de algum cliente ou algum computador na sua própria casa.

Muitos que leram até aqui certamente que estão de cabelos em pé, mas a solução é simples, no caso de qualquer desconfiança, faça um backup e formate a partição onde está instalado seu Windows, aproveite e acesse suas contas de e-mail e altere todas as senhas, verifique se não existe um endereço de e-mail adicional que você não tem acesso, geralmente uma confirmação é enviada para esse endereço.

Com uma instalação nova do Windows e com a experiência negativa adquirida, certamente que você terá mais atenção em relação as suas senhas e outros dados que você considera que são importantes para você, é bom estar ciente que esses mesmos dados também podem ser importantes para outras pessoas.

Postagens relacionadas
  • Como Inibir HC-SR501
  • Compartilhando Internet
  • Você é Infiel?
  • Está no Cadastro?
  • Dezenas Loto Fácil
  • Esquema Loto Fácil
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (33769)
  • Antena Para Celular (25899)
  • Gerador Números Celular (19404)
  • Amplicador 60 W RMS (18752)
  • Os Gatos & Dúvidas (17805)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.