Por Onde Você Andou?

Quem tem um Smartphone com GPS e quer saber por onde andou por simples hobby, por alguma necessidade profissional, ou precisa provar para alguém que não esteve num lugar, não precisa mais pagar mensalidade para uma empresa especializada em localização.

Na verdade, esse sistema já existe há algum tempo, quem ativa o GPS e configura seu Smartphone com Android para possibilitar a localização do Smartphone, já deve ter se aproveitado dessa facilidade.

Com a finalidade de tornar cada vez mais acessível a localização dos usuários, o Google lançou há alguns dias um novo recurso no seu serviço de mapas.

O nome do recurso é Your Timeline, que em português significa, sua linha do tempo.

É possível acessar o recurso na versão web Clicando Aqui ou no menu do Google Maps instalado no dispositivo.

Ao acessar essa função no menu do Google Maps do dispositivo móvel ou na versão web do Google Maps, o objetivo é o usuário acompanhar sua locomoção diária pela cidade.

O aplicativo mostra o trajeto entre os pontos de parada, inclusive mostrando as ruas por onde o usuário passou na cor azul.

Passando um dedo de um lado para o outro da tela, é acessado o histórico, então é possível navegar por dias, meses e anos diferentes, no meu caso, o histórico começa em 2009 quando comprei o primeiro aparelho com Android e com hardware de GPS.

As informações de localização são coletadas usando o sistema de GPS do Smartphone, portanto, o GPS deve estar ligado, ainda não sei se funciona também no sistema de triangulação de antenas, mas se funcionar, a precisão é baixa.

É mostrado no mapa o trajeto percorrido, o gráfico mostra os lugares por onde o usuário passou, caso esses lugares façam parte do banco de dados do Google.

Se forem feitas fotos nos trajetos, elas serão mostradas na linha do tempo, pode parecer um recurso inútil para muitos, para outros um recurso ótimo.

Fotografias capturadas com o Smartphone também são mostradas ao longo da linha do tempo.

Quando é usada uma conta do Google em um Smartphone com Android, o usuário permite que dados sejam coletados e armazenados.

Quem não deseja que dados sejam coletados, deve “pausar o histórico de navegação”, esse recurso está acessível no próprio aplicativo Google Maps e também na versão web.

E quem já aprontou alguma besteira ou simplesmente quer começar do zero a partir de agora, pode apagar partes ou locais do histórico por onde passou.

De minha parte acho interessante andar com o GPS ligado, e nem precisa estar com o Google Maps aberto, assim, além de poder analisar trajetos, se alguém surrupiar meu telefone fica mais fácil obtê-lo de volta, mesmo que um reset total seja dado, as investigações começam do último lugar onde foi enviado o local.

E quem quiser deixar um Smartphone ligado dentro de um carro ou dentro de uma mochila do seu filho, sempre vai ficar sabendo por onde anda ou por onde andou o Smartphone e o respectivo usuário.

Postagens relacionadas
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Como configurar Câmeras IP
  • Perdi Meu Smartphone
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (43692)
  • Gerador Números Celular (37900)
  • Antena Para Celular (31825)
  • Amplicador 60 W RMS (23213)
  • Os Gatos & Dúvidas (21773)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.