Telefones Longo Alcance

Quem nunca sonhou em usar um telefone fixo na rua, longe de casa, no escritório, na chácara ou na fazenda que fica a dezenas de quilômetros da casa?

Hoje em dia muitos escritórios não estão mais restritos a um local fixo numa sala comercial ou numa peça da própria casa, existem escritórios que por imposição do trabalho realizado precisam ser móveis, nesses casos a mobilidade é mais do que necessária.

Os telefones sem fio de longo alcance ainda são muito utilizados nas áreas rurais, como nas cidades médias e pequenas os planos corporativos de telefonia inviabilizam qualquer prestação de serviço, o jeito é recorrer a essa alternativas para custear equipamentos que em médio prazo trarão resultados positivos e significativos, tanto financeiros quanto na questão do número do telefone, que certamente é a referência para qualquer prestador de serviços.

Dependendo da marca e da potência os telefones de longo alcance se transformam em ferramentas poderosas, eles podem transformar um escritório preso a um endereço em uma unidade móvel como se fosse um celular, ou seja, pode-se sair às ruas sem ficar longe do telefone fixo.

A maioria desses equipamentos foram projetados para ser instalado por leigos, é simplesmente instalar e conectar, não há preocupação com licença para transmitir, portanto, nenhum conhecimento técnico, por isso é ilegal.

Fica claro que podem surgir problemas de interferência com serviços públicos como aviação, polícia e outros serviços públicos, além de chamar a atenção dos radioamadores caso seja usada alguma frequência que esteja dentro da faixa de operação destinada a eles.

Acho que devido a proposta de alcance e EM-568 da eco-mania é um dos mais procurados, eles vem prontos, até as antenas já vem prontas de fábrica, é só instalar e ligar a base e a sub base e está funcionando, o manual é muito vago, não há alertas e nem especificações.

Imagine o problema que poderia ser se ao instalar um aparelho desses se descobrisse que ele transmite ou recebe na exata frequência de um aeroporto, no caso do aeroporto de Navegantes/SC a frequência é 127.625 MHz.

Ainda tem algo que pode causar mais problemas, é que esses telefones sem fio de longo alcance não transmitem e recebem na mesma frequência, no caso do EM-568 a frequência da base é 130.439 MHz (com todos os dip switches abertos) e vai a 135.540 MHz (com todos os dip switches fechados(ON)).

Já na sub base a frequência é 230.440 MHz (com todos os dip switches abertos) e vai a 235.539 MHz (com todos os dip switches fechados (ON)), então a estação remota (ou possivelmente móvel) opera com um harmônico da frequência, com uma antena mal feita certamente que haverá interferência em algum lugar.

São praticamente 10 MHz que serão utilizados, são 5 MHz em cada estação, que dependendo do tipo de chaveamento nas dip switches pode coincidir com alguma frequência de algum serviço público ou na faixa de radioamador, isso vai depender das características do equipamento.

Para evitar problemas com a ANATEL é bom solicitar ao vendedor desse tipo de equipamento as características técnicas, ou antes de instalar em definitivo monitorar a frequência na qual deseja operar para ver se não é usada por ninguém, é justamente por isso que existem as dip switches na parte de baixo dos aparelhos de boa qualidade.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (24196)
  • Antena Para Celular (19481)
  • Amplicador 60 W RMS (14618)
  • Os Gatos & Dúvidas (13506)
  • Gerador Números Celular (10126)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.