Rastreamento Via Celular

Sempre leio os e-mails com sugestões de usuários, existe cada pedido que é de arrepiar os cabelos, cheguei a retirar a opção de comentar o texto ao final, é engraçado que não são críticas que recebo, mas as besteiras que são enviadas por alguns usuários me fizeram agir no sentido de que, quem desejar manter contato que o faça normalmente pelo formulário de contato.

Uma das solicitações mais freqüentes é a de circuitos com sistema de rastreador, ou seja, o pai ou a mãe deseja saber onde seu filho ou sua filha está, claro que se for possível com imagem e som, ao vivo e em cores, a verdade que isso já é possível, mas o próprio “monitorado” tem que estar a fim de mostrar o que está fazendo.

Bloqueio remoto de motocicletas e bloqueio remoto de veículos também estão na lista de muitos pedidos, nessa oportunidade não vou criar nenhum circuito, mas vou dar uma idéia de como funciona o sistema de localização através da rede de telefonia celular.

Um sistema de rastreamento (ou localização) cobra mensalidade e muitas vezes não é barato e nem sempre vale a pena, existe pelo menos uma operadora de telefonia celular que já disponibiliza esse serviço mediante uma mensalidade, e o sistema funciona como se fosse um GPS, mas sem usar as ondas de rádio emitidas pelos satélites.

Um sistema de rastreamento é complexo, é preciso receber dados, e o “rastreado” precisa enviar os dados, e tudo de forma automática, um sistema que pode ser considerado eficiente e barato é baseado em telefonia móvel.

O inconveniente é que onde o celular não funcionar por falta de sinal, também não pode localizar e nem ser localizado (que os bandidos não leiam isso), o sistema de localização através da telefonia celular consiste em detectar qual a antena da operadora está captando o sinal emitido pelo aparelho a ser localizado, com base nas demais antenas próximas, um cálculo de velocidade das ondas de radiofreqüência é feito, e através do resultado do cálculo uma posição geográfica é determinada.

E é assim que funciona o sistema de detecção geográfica por triangulação de antenas, a precisão pode ser considerada razoável, dependendo da quantidade de antenas da operadora a precisão pode chegar a 100 metros.

Na verdade não existe novidade nenhuma nesse sistema, pois as operadoras já utilizam há muitos anos esse sistema para saber como cobrar pelas ligações realizadas, pois as ligações originadas dentro de um determinado código de área tem um valor porque utilizam, digamos antenas do grupo 47 que fazem parte do código de área 47, mas se o telefone celular sair do alcance de todas as antenas do grupo 47, e uma ou mais ligações forem originadas, as antenas desse outro grupo de antenas (de outro código de área) passam a captar o sinal emitido pelo celular, e a tarifa cobrada passa a ser diferente, claro que atualmente já não existe mais muita rigidez quanto ao código de área e a tarifação, mas foi a forma mais fiel que encontrei para descrever a localização do local onde é originada a chamada.

E para permitir que o usuário veja a localização de um determinado aparelho (que ele tenha controle) é apenas mostrar a posição geográfica da antena que recebe o sinal do celular que está sendo localizado, simples assim, e complexo tecnicamente.

Com essa exposição do funcionamento de como é feita a localização de cada aparelho, é fácil de entender que tecnicamente é possível fazer com que aparelhos celulares, não importando a marca e nem de qual operadora, não funcionem em áreas como presídios, onde o crime é comandado por condenados, o que de fato existe é a falta de interesse das operadoras de telefonia celular em bloquear as ligações, afinal, as operadoras ganham, e ganham muito com isso.

E o circuito rastreador? Bem, esse não é tão fácil assim de montar, é melhor apenas entender como funciona, e para quem precisa de um sistema de rastreamento, existe a possibilidade de contratar os serviços de uma operadora de telefonia móvel, ou contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14747)
  • Antena Para Celular (12189)
  • Amplicador 60 W RMS (9684)
  • Os Gatos & Dúvidas (8260)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5872)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum