Qual Tipo de Gerador?

Frequentemente recebo e-mails perguntando sobre formas de ter energia elétrica em locais distantes dos grandes centros, obviamente que nos dias atuais estamos acostumados com o conforto da cidade, a televisão, o DVD ou som, além do celular e do computador para muitos não é mais possível ficar sem eles.

Obviamente que se for para um camping um gerador de energia portátil é o ideal, hoje em dia os equipamentos consomem pouca energia, mas a luz ambiente ainda é vilã em se tratando de consumo, mas já existem lanternas de LEDs, essas consomem tão pouca energia que são as recomendadas para camping.

Também existem conjuntos de LEDs que são dispostos numa base de forma a gerar o brilho de uma lâmpada comum, e o consumo é mínimo, e isso torna possível a utilização por várias horas com uma fonte de energia bem modesta.

No caso dos aparelhos eletrônicos o consumo é um pouco maior, e geralmente é usada a bateria do carro para gerar energia para esses aparelhos, o problema é que a bateria do carro também não tem a carga que dure para sempre, um nobreak alimentando um aparelho de TV normalmente consome a carga da bateria em mais ou menos 3 horas.

Para tentar amenizar o consumo, dependendo da necessidade podem ser utilizados osciladores eletrônicos que consomem menos energia do que os nobreaks, mesmo sendo eficientes, para que funcionem é preciso ter energia para gerar energia, afinal, não existe forma de tirar leite de pedra, e se criarem a fórmula, a pedra não dará leite.

O pior é que carros atuais são todos com injeção eletrônica e não devem ser empurrados para pegar “no tranco”, afinal, se a correia dentada sair do seu devido lugar, o comando de válvulas “vai pro saco”.

Existem alternativas como os painéis solares feitos com placas de silício, mas não é todo mundo que pode andar com um painel desses, além do tamanho existe a dificuldade no transporte e no custo da aquisição, mas dependendo do local e da necessidade pode ser a melhor solução.

Usar um nobreak é conforme já citei acima, resolve, mas pode deixar todos a pé em menos de 5 horas, o mesmo se refere a usar osciladores eletrônicos.

Existem muitas alternativas para obter energia, desde a mais acessível e mais barata como a energia obtida com um “cata-vento acoplado a um dínamo” até a energia gerada pelos modernos geradores a gás, mas tudo depende da necessidade e da disponibilidade financeira.

Para mim que sou pobre, prefiro os equipamentos que utilizam os 12 volts em corrente contínua, e sou chato no que diz respeito a equipamentos porque gosto de construir, talvez seja por “ego inchado”, mas que seja, por isso utilizei um motor a gasolina desses usados em roçadeira, com praticamente nenhuma adaptação coloquei um dínamo (uns chamam de alternador) assim tenho um carregador de baterias a gasolina.

Não ficou esquisito, ficou bem compacto e pesa menos de 15 quilos, fixei tudo numa chapa de ferro, é interessante a utilidade se feito dessa forma, não foram poucas as vezes em que foi utilizado em locais distantes de carregadores de bateria (postos de combustíveis), a única coisa que pode ser esquecido é pelo menos um litro de gasolina em alguma vasilha em local seguro, mesmo porque, é proibido transportar gasolina fora do tanque de combustível.

Claro que existem equipamentos similares nas lojas do Brasil inteiro, comprar ou não é uma escolha, eu fiz a minha, então está aí a dica.

Postagens relacionadas
  • Eletricidade e Segurança.
  • Gerar e Usar a Energia
  • Gerar Energia Infinita
  • Eletricidade e Eletrônica
  • Economia Sem Gato
  • Transformadores de Tensão
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14816)
  • Antena Para Celular (12236)
  • Amplicador 60 W RMS (9717)
  • Os Gatos & Dúvidas (8303)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5898)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum