A Exposição da Tela

A fonte de luz deverá ser rica em raios ultra violeta para que seja possível obter a adequada sensibilização por parte da emulsão.

Enfim, a exposição à luz é uma das etapas mais importantes na confecção de uma matriz, por isso é requer cuidados e atenção redobrados.

Basicamente, a luz ultra violeta é usada para endurecer as áreas do estêncil que não correspondem à imagem.
Para isso, deve-se usar a quantidade correta de luz, evitando os com isso os problemas de má reprodução da imagem ou de má resistência por falta de endurecimento correto da emulsão.

Para evitar problemas na revelação e na resistência, determine antes o tempo de exposição ideal para suas necessidades, use um guia, anote seus testes de exposição.

Opte sempre pelo tempo mais longo possível, porém sem que haja perda de definição.

Para sabermos o tempo necessário para a gravação de uma tela, são necessários vários testes e provas.

O tempo de exposição ideal permite a revelação de todos os elementos com relativa facilidade e ao mesmo tempo apresenta um ótimo endurecimento da emulsão sensibilizada, que não se desprende durante a revelação e mantém a matriz firme.

Você com pouca experiência não vai querer ficar tentando acertar o tempo de exposição, então lhe informo que eu utilizei sempre 3 minutos exatos de exposição à luz nas minhas matrizes, que são feitas com nylon de 100 fios, e utilizo em minha mesa de fabricação caseira, uma lâmpada incandescente comum de 250 watts.

É bom ter em mente alguns pontos fundamentais:

1) O desenho com áreas chapadas pode ter o tempo de exposição ligeiramente maior.

2) Em retículas ou detalhes muito finos, a exposição pode ser ligeiramente menor, para garantir a definição dos traços.

Podem e devem ser feitos testes para saber o comportamento de cada mesa de gravação.

Na primeira gravação, grave uma tela com 3 minutos de exposição e verifique o resultado.

Depois grave outra com 5 minutos e depois faça outra com 4 minutos.

Analise qual foi a revelação de resultado melhor em termos de facilidade de revelação e resultado obtido, assim, você saberá qual é o tempo correto de exposição de sua mesa.

A mesma mesa de luz, se colocada em ambientes diferentes pode apresentar resultados diferentes, mesmo utilizando-se o mesmo tipo de emulsão e o mesmo tempo de exposição.

As condições climáticas e de secagem, assim como de preparação e de camadas de exposição, alteram bastante o tempo de exposição, daí a necessidade de serem feitos testes.

Recomenda-se manter as mesmas condições, para que o tempo de exposição possa ser constante em todas as gravações, por isso, um ambiente de sala fecha e meio escura é o ideal.

Camadas mais espessas de emulsão necessitam maior tempo de exposição, da mesma forma, precisam de um tempo maior de exposição, se a lâmpada estiver meio longe do vidro, e lembre-se de que o vidro deve ser totalmente transparente.

Dentre as várias etapas que compreendem a gravação de uma matriz, a secagem da emulsão fotográfica tem um destaque de grande importância.

Depois de aplicarmos a emulsão fotográfica em estado líquido na tela, é requerida uma secagem adequada para que o processo de exposição seja obtido de forma plena e correta.

Antes da exposição à luz, a emulsão deve estar completamente seca na tela, seca e não dura.

Se a camada de emulsão não for uniforme, podemos afirmar que debaixo a película superficial da emulsão aparentemente seca, podem existir áreas não secas que causarão muitos problemas na gravação, prejudicando os resultados finais.

O que acontece é que as partes úmidas que possuem sensibilidade reduzida ao endurecimento através da ação da luz, tornando impossível a secagem perfeita e uniforme.

A primeira regra para a secagem da emulsão é secar naturalmente ou utilizando um secador de cabelos, mas sempre longe de qualquer fonte de luz rica em raios ultravioletas, conforme já foram citadas diversas vezes, uma sala meio escura é o ideal.

Só serão obtidos ótimos resultados na secagem da emulsão se ela for aplicada em penumbra.

É óbvio que não dá pra trabalhar no escuro, então absolutamente necessário secar a emulsão em sala iluminada com lâmpada amarela ou vermelha, dessas de decorações natalinas, ou secar a emulsão em sala em penumbra sem nenhum tipo de luz.

Postagens relacionadas
  • Aplicações Práticas
  • A Pressão do Rôdo
  • Sobre Filmes (Silk)
  • Barras Fora do Contato
  • Manutenção do Rôdo
  • Controle na Montagem
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14140)
  • Antena Para Celular (11765)
  • Amplicador 60 W RMS (9414)
  • Os Gatos & Dúvidas (7961)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5686)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum