Eletrificador de Carros

Todos que tem um automóvel sabe o quanto é difícil mantê-lo em boas condições mecânica e também bonito, obviamente que é indiscutível que às vezes damos atenção e importância exagerada ao carro.

Não é raro a gente ter que se conter quando pivetes de bicicleta ou de patins passam raspando na lataria, e tem meninas que fazem as mesmas porcarias, e não dá para ficar gritando ou se estressando, pois a lei os protege.

Se a gente demonstrar que se importa eles fazem para provocar, e chamar pais e mães será perda de tempo, registrar boletim de ocorrência só se tiver uma prova concreta de riscos ou amassados.

A ideia desse projeto surgiu quando duas filhas de um delegado, andando de patins bateram na traseira do meu carro, estava parado, quebraram um plástico da caçamba, mas sinceramente, meu desejo é que tivessem quebrado pelo menos o nariz.

A ideia é fazer criar medo do carro parado, e isso é muito fácil, mas é preciso tomar alguns cuidados com relação a eletricidade e componentes eletrônicos do veículo.

Por isso, o projeto proposto aqui deve ser usado com uma bateria auxiliar e a bateria original do carro deve ser desconectada, ou tirar o polo positivo da bateria, o correto mesmo é instalar uma chave geral para desligar a bateria original.

O circuito proposto gera uma alta tensão, por isso, a bateria auxiliar não deve ter nenhum contato com qualquer parte condutiva do carro, pois precisamos da alta tensão na lataria, assim quando alguém passar e tocar na lataria levará um choque.

Quem já levou choque de bobina de alta tensão de carro sabe o guascaço que é, mas todos que conheço e que levaram choques desse tipo estão vivos, na verdade é mais o susto do que o risco de machucar alguém, para saber mais sobre choques, clique aqui.

Depois que uns três ou quatro moleques experimentarem a dose eles irão procurar outro lugar para fazer bagunça, o objetivo é proteger a lataria e para isso é preciso enxotar para longe aqueles que podem colocar em risco a pintura e os espelhos dos nossos carros.

Tenha em mente de tornar bem fácil ligar e desligar o nosso aparelho, por isso sugiro que ligue na alimentação da bateria e faça com que o circuito seja acionado remotamente com uma central de alarme simples, embora o circuito tenha previsão de ser ligado manualmente, mas só para testes.

O circuito é bem simples e o componente oscilador é um CI do tipo IRF2153, apenas alguns componentes adicionais e estará pronto nosso eletrificador de carros.

D1 é um LED, o circuito estará ativo quando este LED estiver piscando rápido, R3 limita a corrente em D1.

R2 e C2 determinam a frequência do oscilador, com os valores sugeridos a frequência fica bem próxima dos 60 hertz.

Q1 é um transistor de efeito de campo, qualquer um que seja de potência funciona, mas cada bobina tem resistência diferente, então deixo como sugestão IRF540, IRF541, IRF542, IRF543, RF1S540 ou RF1S540SM, são todos para 150 watts e de canal N.

C1 ajuda na filtragem da tensão, qualquer valor entre 100 e 1.000 uF para 25 volts podem ser usados, C3 evita oscilações indesejadas e baixa os picos de tensão entre o dreno e source do FET, dessa forma o protege contra os picos de tensão.

R1 limita a corrente no gate do FET, valores entre 10k e 22K funcionam sem muitas alterações no ganho de tensão final.

O componente que gera a alta tensão é a bobina, essa bobina é como se fosse um fly-back daquelas TVs antigas, nos ferros velhos tem muita bobina de carro antigo, mas uma bobina de fusca serve perfeitamente, no meu protótipo usei uma bobina de moto.

A correta ligação dessa bobina é que vai fazer a “coisa” funcionar, na bobina de fusca existem dois bornes, estão marcados, uma para o negativo e o outro com o sinal + (positivo), a saída obviamente é a da de alta tensão, no esquema marcado como MAT (muito alta tensão).

O esquema completo é disponibilizado na imagem abaixo, faça sua montagem por sua conta e risco, e tenha cuidados especiais com a sua proteção, e desligue a bateria original do carro para não correr o risco de danificar nada no veículo.

eletrificador_carros

Postagens relacionadas
  • Adeus Bateria de 9 Volts
  • Eliminador Baterias
  • Campainha Sem Fios
  • Lâmpada Inteligente
  • Lâmpada Automática
  • Detector de Presença
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (38786)
  • Gerador Números Celular (29122)
  • Antena Para Celular (28782)
  • Amplicador 60 W RMS (21158)
  • Os Gatos & Dúvidas (19497)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.