Fonte Tensão Ajustável

Toda oficina ou laboratório que se preze deve ter uma fonte de alimentação capaz de fornecer tensão e corrente para uso geral e que seja o suficiente para permitir o trabalho normal ou apenas para testar equipamentos, como o técnico não sabe qual é o equipamento que vai chegar, uma fonte de tensão regulável é uma necessidade real.

O circuito que proponho permite obter tensão de saída entre 1,2 e 25 volts com uma capacidade de corrente máxima de 4 ampères, isso é mais do que o suficiente para testar auto-rádios, equipamentos de rádio-amador, e muitos outros, basta saber a tensão de alimentação exigida pelo aparelho e fazer a regulagem de acordo com a necessidade usando um multímetro.

O circuito tem três estágios, o primeiro estágio é formado pelo transformador, pela ponte retificadora e pelo capacitor eletrolítico de 10000?F, esse estágio é responsável por isolar e reduzir, retificar e filtrar a tensão.

A segunda etapa é formada pelo transistor BC327 e pelos componentes ligados ao circuito integrado 741 que são responsáveis por fornecer uma tensão de referência que será utilizado para determinar a tensão aplicada ao transistor driver, o ajuste do nível de tensão é feito utilizando o potenciômetro.

O terceiro estágio é formado pelos transistores BD137 e 2N3055, esses são responsáveis por deixar passar a corrente de maneira controlada, é bom observar que esse estágio é controlado pelo estágio anterior.

Observe que o controle é resistivo e não comutado, dessa forma a tensão no emissor não é pulsante quando é feita a regulagem, e no final temos um pequeno filtro de saída formado pelos terminais do capacitor eletrolítico.

O transformador deve fornecer uma tensão de 25 volts com corrente nominal de 6 ampères e sua tensão primária deve ser escolhida de acordo com a tensão que é fornecida pela concessionária da sua região.

O transistor 2N3055 deve ser montado em um bom radiador de calor, enquanto que o BD137 pode ser usado um radiador individual e pequeno.

O capacitor de 100 nF em paralelo com a alimentação do CI ?A741 deve ser ligado o mais próximo possível para otimizar a filtragem da fonte.

No protótipo da oficina foi colocado um LED com um resistor de 2K2 em série a partir da saída da ponte retificadora para indicar o seu funcionamento, mas a intensidade do brilho do LED é a seu critério, o que não convém é colocar um LED piscante porque eles produzem ruído e interferência.

Ao conectar um voltímetro para realizar as medições de tensão as pontas de prova devem ser colocadas em paralelo com os terminais, sempre verificando a polaridade do instrumento.

Se você quiser saber a corrente que passa pelo circuito, um amperímetro deve ser colocado em série com o fio positivo da saída a partir desta fonte, lembre-se que a corrente de saída entra no terminal negativo do instrumento e a extremidade positiva do instrumento representa um novo ponto de partida.

Se essa fonte também servirá utilizar na alimentação de instrumentação eletrônica, devem ser feitas ligações adicionais de acordo com o seguinte quadro teórico: ligar na saída do transformador a uma ponte de diodos pequenos para até 1A, filtrar a tensão contínua resultante com um eletrolítico 4700?F e um capacitor de filtro cerâmico de 100nF.

Colocar um regulador de tensão de linha da série 78xx de acordo com a tensão requerida pelos instrumentos, é aconselhável que o regulador de tensão de saída e o capacitor de disco cerâmico de 100nF sejam colocados em paralelo para filtrar um possível ripple gerado pelo circuito de controle.

Embora seja mais fácil colocar um regulador retificador de potência de saída da ponte, se a fonte for carregada até a capacidade máxima e a ponte de diodos aquecer, irá causar um pouco de queda de tensão um e isso pode afetar o funcionamento e a precisão dos instrumentos.

Lembre-se que a maioria destes instrumentos usam tensões de referência a partir da linha de energia e não a partir da faixa a ser medida.

Postagens relacionadas
  • Faróis Apagados?
  • Proteja Portas e Janelas
  • Fazer Bengala Eletrônica
  • Lâmpada de Corredor ou Escada
  • Sem Pânico Para Idosos (P2)
  • Sem Pânico Para Idosos (P1)
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14816)
  • Antena Para Celular (12236)
  • Amplicador 60 W RMS (9717)
  • Os Gatos & Dúvidas (8303)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5898)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum