Não Tem Antena 4G

Existem vários sistemas de comunicação, e cada um deles tem um sistema próprio de transportar as informações contidas nas ondas eletromagnéticas, essas ondas são as ondas de radiofrequência.

No momento da geração das ondas, o sinal é simples e puro e não passa de um oscilador comum, com o acréscimo de etapas amplificadoras vai sendo incorporada o tipo de informação que será transportada através das ondas de rádio.

Obviamente que criar um sistema que pode transmitir informações através das ondas de rádio e não criar um sistema que pode receber as ondas e retirar apenas a informação necessária não faz o menor sentido.

Logo na sua fase inicial, a transmissão através das ondas de rádio era em amplitude modulada (AM), logo foram surgindo outros tipos de modulação.

Há quem nem sabe o que é isso, mas já foi muito utilizada a modulação em SSB, que significa “banda lateral simples” ou “banda lateral única”.

A modulação em SSB faz com que a transmissão utilize apenas uma das bandas laterais, com isso evita-se o desperdício da portadora, nos rádios que tem o recurso da banda lateral a modulação em LSB (Lower Side Band) é feita no “lado de baixo da banda”.

Quando a modulação é em USB (Upper Side Band) a modulação é feita no “lado de cima da banda”.

Eu me estendi um pouco para ter um exemplo prático e à prova de contestações sobre tipos de modulação e as antenas que são usadas.

Pois bem, desde que a frequência seja a mesma, a antena que transmite ou que sintoniza a radiofrequência é a mesma, independente do tipo de modulação.

Para a antena não importa o tipo de modulação que é transportada pela radiofrequência, isso é muito claro, pois a sintonia da antena é feita pela frequência das ondas de rádio e não pelo tipo de informação que é transportado.

Sempre afirmei que não se faz antena para AM, FM, LSB, CDMA, GSM, 3G e muito menos para 4G, ou qualquer outro tipo de modulação que exista ou venha a existir.

Penso que quem oferece antena para qualquer tipo de modulação é leigo no assunto ou está querendo enganar o comprador.

Toda antena é um elemento passivo que serve para transmitir sinais de ondas eletromagnéticas, as chamadas ondas de rádio, para ter bom ganho a ressonância da antena deve ser a mesma da frequência de recepção ou transmissão.

As características de antenas ofertadas por vendedores que conhecem o assunto são o alto ganho e eficiência, cujo objetivo é garantir recepção e transmissão de sinal constante.

As antenas fazem parte do nosso cotidiano e muitas vezes nem percebemos, são amplamente utilizadas na telefonia celular, rádio e televisão, em veículos, em meios marítimos, em equipamentos de exploração.

Também são necessárias em navegação GPS, nas máquinas de venda automática, em redes de logística, enfim, qualquer equipamento baseado em radiofrequência obrigatoriamente tem que ter uma antena.

Cada um dos serviços citados tem sistemas de modulação diferentes, obviamente que cada equipamento exige um tipo de antena em função da frequência de operação.

Então o correto seria que os vendedores ofertassem antenas para frequências e não para tipos de modulação, pois na verdade, antenas para LSB, AM, FM, GSM, 3G ou 4G simplesmente não existem, pois são tipos de modulação.

Postagens relacionadas
  • O Tamanho da Onda da RF
  • Antenas de Várias Bandas?
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (38786)
  • Gerador Números Celular (29122)
  • Antena Para Celular (28782)
  • Amplicador 60 W RMS (21158)
  • Os Gatos & Dúvidas (19497)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.