Rede Wireless Segura

A tecnologia 802.11 para redes sem fio tem sido amplamente utilizada por empresas e por particulares com a finalidade da economia em infra-estrutura de cabeamento, além de prover a interligação, maior mobilidade e flexibilidade para redes locais.

Por outro lado, existem preocupações relacionadas a segurança e que são normais quando se trata de meios de comunicação sem fio.

Mas nem todos se preocupam realmente com a segurança de seus dados, uns porque não sabem mesmo como fazer e outros por falta de cuidado mesmo.

Atualmente pela facilidade da instalação das redes wireless e talvez para evitar o pagamento de alguns reais para que alguém que esteja no ramo faça uma instalação que fique com a maior segurança possível, acaba gerando um perigo enorme
para os dados dos computadores da rede e aos próprios computadores, porque ninguém vai adivinhar a índole de quem vai acessar uma rede.

Recentemente, nas minhas experiências com antenas, encontrei várias redes wireless com nível de segurança muito baixo, então pensei que seria uma boa idéia escrever um texto abordando este assunto.

Um exemplo de rede wireless muito fácil de acessar, é o tipo de instalação onde o usuário mesmo instala sua rede sem o menor conhecimento, suponha que o instalador esteja utilizando um roteador D-Link, o padrão de fábrica para acessar o setup é admin e a senha é não digitar nada (em branco), é só digitar na barra de endereços http://192.168.0.1, é solicitado o login e a senha de acesso, e se o invasor tiver conhecimento do login e da senha, ele vai usar a sua internet e vai deixar você sem internet, isso é o mínimo que se pode pensar.

Claro que depois que ele acessar a configuração seu roteador, alterar a configuração, a senha de acesso e o login, só terá uma forma de resolver o problema, que é fazendo com que o roteador tenha novamente os valores padrão de fábrica, ou seja, os valores default, isso se faz segurando por 15 segundos o botão de reset, sei, você já sabia.

Tem gente que não configura bem sua rede wireless por pura preguiça, outros dizem que é falta de tempo, e por isso preferem configurar o roteador para as configurações default, para não ficar ficar digitando aquelas senhas enormes e fáceis de serem esquecidas.

Um rede assim descrita é de fácil invasão, e depois não adianta reclamar que o invasor tem má índole, uma rede segura é configurada com critérios e cuidados, porque mesmo tendo cuidados ainda se corre o risco de alguém tentar usar a sua conexão de internet.

Toda a segurança disponível no roteador deve ser aproveitada, no meu caso fiz experiências no sentido de prever e evitar invasões e a utilização da minha conexão de internet sem minha autorização, não vou fazer propaganda de marca, mas utilizo o modelo WRT54G da linksys, assim como muitos outros, esse roteador tem a importante função de permitir ou negar o acesso para máquinas com as MAC configuradas.

Isto se torna necessário porque existem programas similares ao WirelesskeyView que simplesmente coloca a sua segurannça através de senha no chão, esse e outros programas mostram a senha da rede wireless, ai fica fácil qualquer interessado conectar.

Não vou informar onde conseguir o programa WirelesskeyView por motivos óbvios, mas é para alertar sobre o risco de ter alguém próximo a sua rede com um programa desses.

Para descobrir a senha de uma rede alheia, é só executar o programinha WirelesskeyView em um computador que tenha acesso a rede wireless, e simplesmente ele mostra a senha da rede wireless, nem me pergunte como se faz isso que eu não sei, mas com certeza absoluta existe que faça.

o programa WirelesskeyView lê as configurações do Wireless Zero Configuration do Windows XP e do WLAN AutoConfig do Windows Vista, e consegue recupear a senha das redes com criptografia WEP e WPA.

Se você leu até aqui e não sabe o que é WEP ou WPA, é possível que sua rede wireless é uma rede sem nenhuma segurança, a não ser que você tenha pago para alguém fazer a configuração.

Não me escreva solicitando o programa, de uma busca no Google e você irá encontrar, e desde já informo que não tenho e nunca terei qualquer responsabilidade pelo uso desse ou qualquer programa citado, pois eu utilizo o programa WirelesskeyView para não esquecer as minhas senhas.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14392)
  • Antena Para Celular (11943)
  • Amplicador 60 W RMS (9530)
  • Os Gatos & Dúvidas (8079)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5768)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum