Sobre Antena Com Lata

Assim que surgiram as redes sem fio para computadores começaram a surgir antenas antes nunca vistas, obviamente que era porque não existiam, mas a necessidade de amplificar cada vez mais os pequenos sinais de radiofrequência fez com que fossem criados dispositivos que concentrassem as ondas de rádio num determinado local para então ser captado e decifrado pelo circuito receptor.

Um desses modelos de antena foi o a antena feita com uma lata de batatas fritas, a principio pode parecer estranho, mas a verdade é que muitos montaram a tal antena com lata de batatas, mas nunca houve uma explicação convincente de como é o funcionamento.

Acredito que uma minoria montaria uma antena com uma lata de batatas, mas a verdade é que funciona, não porque é uma lata de batatas, mas porque é uma lata de alumínio e usa toda sua capacidade de reflexão do sinal de rádio que é captado.

No caso desse tipo de antena com uma lata, que geralmente é cilíndrica, mas poderia ser retangular e funcionaria do mesmo jeito, é basicamente uma lata e um conector N com seu elemento central prolongado.

Depois da montagem, basta que a boca da lata seja apontada para onde está o Access Point e começar a navegação, obviamente que também é necessário um cabo coaxial que faça a ligação entre a antena e a placa de rede wireless (sem fios).

O diâmetro da lata não é crítico, recomenda-se latas com diâmetro de 9 a 12 centímetros para a faixa de 2,4 GHz, obviamente que você não vai para os EUA para obter uma lata de batatas, uma lata de azeite é meio dura mas funciona, qualquer lata funciona, porque o que procuramos nela é a característica da reflexão.

As paredes e o fundo devem ser lisa para maior facilidade ao manusear e principalmente para que não sejam criados harmônicos de freqüência, é toda fechada e somente a boca fica aberta, é feito um furo para fixar o conector N, não existem dificuldades.

A letra grega Lambda é o símbolo adotado nos esquemas para indicar comprimento de onda, como não poderei utilizá-la aqui, vou substitui-la pelas letras Lg.

A altura da lata é determinada apenas pela escolha, escolha uma com comprimento de no mínimo 3/4 de onda, o material é lata, mas nada impede que se for encontrada uma lata de alumínio esta seja utilizada.

O elemento central do conector N deve ser prolongado com fio de cobre com 3 ou 4 milímetros de diâmetro, com o tamanho de ¼ de onda da freqüência de operação, no caso de 2,45 GHz, o tamanho da onda é 122 milímetros, então para ¼ de onda são 30,5 milímetros ( é o mesmo que 3 centímetros, mas meio milímetro).

A distância entre o elemento vivo da antena e o fundo da lata é de ¼ de onda, ou seja, 30,5 milímetros, e para finalizar, a lata deve ter no mínimo ¾ de onda, então para 2,45 GHz uma lata com 100 milímetros serve, acho que uma lata de leite ninho substituí a lata de batatas fritas dos americanos.

Para fixar o conector N podem ser usados parafusos pequenos ou arrebites, de qualquer modo, a cabeça dos elementos que vão fixar o conector N devem ficar pela parte de dentro da lata, com isso é evitado que as pontas dentro da lata que poderiam prejudicar o funcionamento da antena.

As juntas entre o conector N e a lata devem ser vedadas com silicone ou outro produto resistente a água, e para não ficar água dentro da lata, no ponto onde ficará mais baixo, recomenda-se fazer um furo bem pequeno para escoar possíveis gotas ou orvalho.

A boca da lata convém que seja tampada com uma tampa de plástico, não se esqueça, estamos manuseando microondas, e o plástico permite a passagem de ondas eletromagnéticas.

No fundo da lata ainda devem ser previstos dois furos e uma abraçadeira para fixar num mastro ou outro lugar, lógico que você já sabe onde quer fixar, pode ser que não seja necessária uma maneira de fixar, em todo caso, até uma fita em volta da lata que a fixe e assim permaneça serve.

A saída do conector N deve ter um cabo coaxial de tamanho apropriado que leve o sinal até a placa de rede sem fios e um conector para ser fixado o cabo coaxial na placa de rede, todo ok?. Então boa navegação, o funcionamento da antena é simples, as ondas entram na lata e são refletidas para o elemento que está sintonizado na frequência de 2,45 GHz, que leva até a placa de rede wireless, as demais frequências que entram na lata não interessam e são descartadas, simples assim.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14816)
  • Antena Para Celular (12236)
  • Amplicador 60 W RMS (9717)
  • Os Gatos & Dúvidas (8303)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5898)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum