Micro Transmissores FM

Não é raro surgir questões e até reclamações a respeito de esquemas publicados no ©Ibytes e até em outros sites, o maior problema é relacionado ao não funcionamento, e tema campeão é micro transmissor em frequência modulada, ou simplesmente transmissor de FM.

Nesse texto vou tentar ajudar com o que sei a respeito, afinal, se existe uma área que não dá dinheiro é a área onde temos as ondas eletromagnéticas como elemento principal, é nessa área onde se lida com algo que a gente sabe que existe, mas a gente não vê.

Sabemos da existência das ondas eletromagnéticas em todo lugar, mesmo sabendo que elas estão presentes não podemos tocá-las, e talvez seja pelo prazer pela procura do desconhecido ou talvez da aventura que é fazer um circuito eletrônico levar um sinal até outro aparelho.

A insistência é algo bom, mas tudo deve ter limites, não devemos deixar a insistência se transformar em stress, montar circuitos que utilizam a radiofrequência como elemento principal é altamente prazeroso, mas tem dias que nem mesmo quem está acostumado com circuitos desse tipo chega a resultados satisfatórios.

Fazer algumas tentativas é válido, se não alcançou o objetivo, pare, pesquise mais, confirme se os componentes utilizados são os corretos, se estão em bom estado de funcionamento, e se foram colocados no lugar certo conforme indicado pelo esquema.

Quando se monta algum circuito o objetivo é o resultado positivo, ou seja, que o circuito funcione perfeitamente bem, mas podem surgir problemas e o circuito funcionar mais ou menos e até nem funcionar, no caso de transmissores com circuito integrado a maior chance de erros é a troca do valor de componentes.

Um resistor de 10K deve ser colocado no lugar de R3 (no esquema), mas ao invés disso é colocado aquele resistor de 1K que deveria ser colocado no lugar de R5, dependendo da situação o circuito funciona, mas gera ruídos estranhos ou foge da frequência, ou talvez nem funcione, é que faltou atenção.

Também pode acontecer de ter seguido o esquema à risca e mesmo assim o circuito não funcionar, é que pode ter havido confusão na identificação dos componentes por parte do montador, o erro que acontece com relação a valores de resistores é muito mais fácil de acontecer com capacitores, já que existem diversos tipos.

No caso de montagens com circuitos integrados, a contagem dos pinos do circuito integrado é feita da esquerda para a direita e da parte de baixo do circuito integrado, sempre com as letras de identificação viradas para cima, de um lado de CI tem uma cavidade ou uma pequena marca indicando que é daquele lado em que deve ser iniciada a contagem.

Para os casos onde o oscilador tem como seu principal componente um transistor é preciso prestar atenção na posição de soldagem dos terminais do transistor e no valor correto de cada componente.

No caso de oscilador com base à massa a tensão de base deve estar no máximo na metade da tensão de alimentação, o ideal é 1/3 da tensão na base do transistor, no coletor a queda de tensão será insignificante, a tensão de emissor deverá ser de 5 a 10% da tensão de alimentação.

Uma vez que o oscilador esteja funcionando, será possível sintonizar o oscilador em qualquer rádio que sintonize frequência modulada, se houverem ruídos ou zumbidos é sinal que está havendo captação de sinais espúrios e indesejados, nesse caso, ligações bem curtas podem resolver, em último caso, pode ser necessário um filtro passa-faixa na linha de sinal de áudio.

Quando permanece um chiado ao fundo, como se fosse uma estação fraca ou mal sintonizada, é sinal que está havendo retorno de radiofrequência, dependendo do tipo de ligação que é feita, mesmo que o circuito seja alimentado por pilhas ou baterias, pode ser necessário um filtro PI com a finalidade de fazer o desacoplamento de radiofrequência.

Às vezes, um capacitor de disco cerâmico com 10 nF resolve, nos casos mais difíceis, um filtro PI conforme o mostrado na figura abaixo pode ser necessário, em todo caso, todo técnico ou curioso em eletrônica deve saber que mexer com ondas de rádio é fascinante, mas exige atenção e muita paciência.

Sem esquecer que qualquer pedacinho de fio a mais pode significar uma capacitância ou uma indutância, de um modo geral, os circuitos funcionam bem, mas por erros, descuidos e displicência nas montagens, os resultados acabam não sendo satisfatórios para o montador.

Postagens relacionadas
  • Direcional Para 5.8 GHz
  • Teste de Módulos de RF
  • Módulos de RF 433 MHz
  • Celular Nos Confins
  • Bloqueadores de RF
  • As Ondas de Rádio
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (14904)
  • Antena Para Celular (12331)
  • Amplicador 60 W RMS (9774)
  • Os Gatos & Dúvidas (8348)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5927)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum