Acesso & Equipamentos

Se você quer mesmo montar um provedor de acesso wireless, então você deve estar bem familiarizado com as questões relacionadas com os aspectos da comunicação, pois sempre existem detalhes a serem observados, este texto trata das questões pertinentes aos equipamentos e as instalações envolvidas.

Este texto não vai se prender a nenhum tipo especifico e/ou isolado de estrutura, é básico, mas serão tratadas de forma generalizada as questões relacionados com equipamentos que poderão ser utilizados.

Imagine uma estrutura simples e funcional para servir de base para análise que você como empreendedor vai poder implantar, e tenha em mente que ao ir crescendo vai existir a necessidade de ir aumentado a estrutura de acordo com seus progressos.

Para ser provedor de acesso wireless é preciso ter um link físico, já tratado em outro link aqui mesmo do Ibytes, o link físico é uma parte da estrutura que é essencial, depois é o access point (AP) ou ponto de acesso, esse é o equipamento que transforma o sinal Ethernet em ondas de rádio e que ao ser detectado pelo ponto cliente é transformado novamente em sinal Ethernet.

O access point é o coração de qualquer provedor de acesso sem fio, é ele que vai transmitir o sinal de internet via ondas de rádio para os pontos clientes até o limite máximo da sua área de abrangência, área essa que é definida pela potência de saída em radiofreqüência do access point e pela antena, em resumo, esses dois em conjunto é que vão definir o alcance que sua estação irá cobrir.

No mercado brasileiro de informática existem muitas opções de access point fabricados no estrangeiro, mas que combinados com antenas de ganhos diferentes, permitem ao provedor um alcance bem mais estendido e como conseqüência uma área de abrangência melhor.

Para citar os fabricantes é meio complicado mesmo, porque atualmente existem muitos, os mais populares são a Dlink e a Linksys, os menos conhecidos são zinweel, osvelink, kayomi, alfa e tantos outros fabricantes, obviamente que entre tantos fabricantes também existem muitas características diferentes, é aí que mora o perigo, pois existem recursos que podem e que devem ser utilizados, e que um fabricante disponibiliza em seu equipamento e outro fabricante disponibiliza outros tipos de recursos.

Escolhido o link físico, a escolha do access point é de suma importância para os objetivos de prover acesso, antes de comprar, coloque no papel o que é desejado em termos de alcance, de clientes, os recursos que serão necessários, e acima de tudo se o access point pode ser atualizado com uma firmaware que possa colocar mais recursos e liberar o controle de potência, controle de banda, e outros recursos adicionais, uma boa escolha é que vai ajudar a definir se seu empreendimento vai dar lucro em breve ou vai ficar nadando na areia.

Postagens relacionadas
  • O Tamanho da Onda da RF
  • Antenas de Várias Bandas?
  • WhatsApp Seguro
  • WhatsApp Localiza Usuário
  • Trocando SMS Grátis
  • Smartphone como Rastreador
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (43703)
  • Gerador Números Celular (37917)
  • Antena Para Celular (31836)
  • Amplicador 60 W RMS (23222)
  • Os Gatos & Dúvidas (21781)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.