Sua Rádio ou TV

Além de muita burocracia para obter uma concessão para ter o direito de transmitir sinais de áudio e de vídeo através das ondas eletromagnéticas, ainda existem muitos requisitos técnicos e equipamentos de boa qualidade, portanto, se torna bem difícil para uma pessoa de pouco dinheiro.

Mas as mesmas dificuldades não acontecem para ter uma estação de rádio ou de TV na internet, além de ser bem fácil, é muito mais barato do que se possa imaginar.

Além disso, uma TV ou uma rádio comunitária na internet pode ser muito mais interessante que uma rádio ou uma TV comunitária tradicional, a começar pelos custos, que não passam de um computador simples, de preferência móvel, e de um acesso banda larga ou um plano 3G, aliás, no meu caso eu já utilizo exatamente isto no meu trabalho diário, em data atual, acho que sou o único em Itajaí que consegue transmitir ao vivo pela internet estando móvel em qualquer parte da cidade, onde tiver sinal 3G da claro a transmissão ao vivo é possível, obviamente que prefiro pela mobilidade, quem desejar pode fazer do conforto da sua sala de estar ou até de seu quarto.

Como requisitos, um computador bem simples, já uso no meu trabalho um EEEPC 701 da Asus, de fábrica já vem com web cam, já vem com o microfone também, mas nada impede que seja instalado um hardware adicional.

De qualquer modo, o que pretendo é facilidade e dispensar requisitos técnicos dos candidatos a telespectadores, conforme já mencionei, é para utilização em caso de emergência, por isso não existirá transmissão contínua neste momento, a não ser que arranje patrocinadores, pois não tenho capital sobrando, neste momento, existe um plano streaming apenas para funcionar.

Então, vamos aos demais requisitos: para quem preferir uma rádio, vai precisar de um player de mídia, eu prefiro o winamp, é free e funciona muito bem.

Outro player de mídia para quem não quer complicar e dar um aspecto visual mais profissional, o Zararadio é uma boa opção, também é fácil de mexer, o Zara Radio pode ser baixado direto do site do desenvolvedor, e para eliminar qualquer problema com software, ele é totalmente gratuito.

Não existem impedimentos para que sejam usados outros players, citei o winamp e o Zara apenas como exemplo, por serem de uso livre e de utilização bem simples, mas se você gosta de usar outro programa nada impede, existem muitas opções de players.

Assim como é necessário o player, é necessário também o encoder, para apenas rádio, o shoutcast é uma boa opção, para TV o melhor é usar o Windows Media Encoder, que é grátis e compatível com o windows.

A configuração do Media Encoder é muito fácil, baixe e instale, depois inicie o windows media encoder, e clique no botão nova sessão, e na janela que aparecer clique em personalizar sessão.

Configurando a fonte de áudio e de vídeo:

Selecione a aba fontes:

Se for rádio, marque somente a opção áudio.

Selecione a placa de som na qual você vai disponibilizar o áudio.

Selecione a opção loop na caixa de seleção No Final.

Clique no botão configurar.

Na caixa de seleção linha de pino selecione a opção de entrada de som que você está utilizando, nesse procedimento, se você marcar microfone, é o microfone que é a fonte, se marcar linha auxiliar, é esta a fonte, e assim sucessivamente.

Se for TV, além do áudio, é preciso configurar também a fonte de vídeo, existem três possibilidades: fonte de vídeo, arquivo e fonte de vídeo e arquivo, vamos ao modo mais simples:

Se for TV, marque somente a opção dispositivo.

Selecione a placa de captura na qual você vai disponibilizar o vídeo, se for igual ao meu caso, a web cam interna é dispositivo USB.

Selecione a opção loop na caixa de seleção No Final.

Clique no botão configurar para alterar opções da webcam.

Ainda falta fazer a configuração de saída, aqui optei por enviar para um servidor de streaming, então marco a opção enviar para o servidor e informo os dados passados pelo serviço de streamig contratado, um bom prestador de serviços, lhe envia umarquivo com a configuração básica para começar a transmitir, mesmo assim, é bom saber o que deve ser feito, e se desejar, também é possível deixar armazenado o conteúdo que foi transmitido, para isso, deixe marcado a opção receber do decodificador.

Após a realização de todos os passos anteriores você só precisa clicar no botão aplicar e antes de começar a transmitir, deve ser salva a sua configuração, pois um bug no windows Media encoder impede que ele salve todas as configurações, e quando realizar uma nova sessão, é só pedir que ele abra a configuração que foi salva previamente.

E, estando tudo pronto, clique no botão iniciar codificação e sua radio ou TV estará transmitindo via Web.

Postagens relacionadas
  • Lote de BF494 Falsificado
  • Como Inibir HC-SR501
  • Compartilhando Internet
  • Você é Infiel?
  • Está no Cadastro?
  • Dezenas Loto Fácil
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (43705)
  • Gerador Números Celular (37919)
  • Antena Para Celular (31837)
  • Amplicador 60 W RMS (23222)
  • Os Gatos & Dúvidas (21781)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.