Antes o Que é Óbvio

Pode parecer piada, mas existem histórias de que depois de desmontar o computador se descobriu que o computador não ligava porque o estabilizador não estava ligado.

Mas já aconteceram diversos chamados para verificar computadores que não apareciam nada na tela (a tela fica preta) e os defeitos eram simplesmente os controles de brilhos fechados, tudo indica que alguém ao fazer uma limpeza fechou acidentalmente esses controles.

Também já aconteram casos do computador não ligar de maneira alguma, mesmo a fonte estando boa, e os sintomas não apresentarem nenhuma coisa errada.

Na minha primeira vez com uma situação dessas (nunca vou esquecer) levei mais de duas horas para descobrir que o botão reset não voltava e por isso o computador simplesmente não ligava, como não tinha experiência demorei para descobrir, atualmente, o tempo máximo para descobrir uma situação dessas não passa de um minuto, pois o primeiro passo meu depois de ver se a fonte liga, é desconectar os fios que vão ao painel frontal da CPU.

Assim, o procedimento lógico na tentativa de verificar o que acontece com um computador que não liga, é verificar se ele realmente está conectado à tomada, se nela existe energia, se o estabilizador está ligado.

A primeira verificação é simples e a segunda pode ser feita com qualquer equipamento que funcione quando estiver ligado na mesma tomada, se não possuir um multímetro, use uma lâmpada de prova para este teste, ou um abajur como exemplo.

Procedimentos num passo a passo:

a) Ligar o computador:

Você conecta o computador na tomada e tenta ligá-lo, acionando o interruptor geral do computador.

1) Não acontece nada, o computador não dá sinal de vida e os LEDs indicadores do painel não acendem, a luz do painel do monitor também não acende e o ventilador da fonte também não funciona.

Procedimentos:

· Verificar se existe tensão na tomada, se não existir, verificar a causa a partir do fuzível de entrada ou disjuntor da caixa de força da casa ou estabelecimento comercial.

· Verificar se o cabo de força está firme em seu encaixe no computador, se ao apertar o cabo no seu encaixe o computador voltar a funcionar, o problema está resolvido, é mau contato por oxidação, nesse caso deve ser feita uma limpeza de contatos nos pontos metálicos do conector que fica encaixado na CPU bem como no conector que fica encaixado na tomada.

· Verificar se o cabo de alimentação está perfeito, se suspeitar do cabo, faça o teste de continuidade com um multímetro, se estiver interrompido, faça a sua troca por um comprovadamente bom.

· Verificar também o interruptor geral do computador (a chave liga-desliga), se computador estiver ligado a um estabilizador, verifique a chave liga-desliga do estabilizador.

· Verificar se existe fusível de proteção de entrada na fonte, se existir o fusível, ele pode estar queimado, nesse caso, o jeito é substituir o fusível, e substitua por um exatamente igual ao que estava encaixado ou soldado, igual não fisicamente, mas em capacidade, normalmente este tipo de fusível é para 1 Ampère.

· Se o fusível queimar novamente, a fonte com certeza está com problemas ou existem dispositivos em curto, retire o cabo do monitor e tente novamente sem o monitor ligado, para ver se ele é a causa do problema.

· Se o cabo estiver bom, o fusível e o interruptor estiverem bons, e se houver tensão na tomada da fonte para o monitor, o LED no painel do monitor acende indicando isso, então, já com a CPU aberta, e com a utilização de um multímetro, verifique se a placa mãe está recebendo alimentação, meça o nível das tensões contínuas na saída da fonte.

· Se não houver tensão na saída da fonte, ela está ruim e deve ser consertada ou trocada por outra em bom estado.
b) O computador liga, inicializa mas não executa o boot.

2) Quando é acionado o interruptor geral, as luzes do painel acendem e também a luz indicadora de funcionamento do monitor.

O ventilador funciona normalmente, mas o computador não completa o boot, e não mostra o prompt, nesse caso pode acontecer o seguinte:

· Um bip é ouvido indicando que o computador completou o processo de auto-teste e passa a crregar o boot, mas não se vê nada na tela do monitor que permanece escura, antes de tentar algum procedimento técnico, verifique os ajustes de brilho, de contraste, etc.

· Analise se o monitor está sendo alimentado, se a luz do painel do monitor estiver acesa, então o problema pode estar na placa de vídeo ou o cabo de conexão com a CPU pode estar desencaixado ou com alguma perna do cabo de dados de vídeo interrompida.

Procedimentos:

· O boot termina com uma série de bips que indicam anormalidade, veja nas mensagens de erro, o significado desses bips.

· A tela do monitor apresenta os dados normais do boot, mas também uma mensagem de erro, e o prompt não é alcançado, veja nas mensagens de erro, o significado desses bips.

· O computador enrola, enrola, mas não chega ao prompt, o cursor permanece piscando, indicando que o computador está perdido, portanto, não sabe o que fazer.

· Neste caso, o problema pode estar no software, pode ser que, por algum motivo, o computador perdeu as informações que precisa para carregar o boot, ou então foi deixado um disquete no drive A que não contém o sistema operacional.

· No primeiro caso, deve ser tentado executar o boot pelo drive A, usando um disco de sistema, se tudo for normal, veja os procedimentos para os testes de disco rígido ou se o arquivo COMMAND.COM não foi apagado por acidente ou um vírus alterou esse arquivo, nessa situação será apresentada uma mensagem de erro, e as vezes no primeiro caso também, é recomendável verificar o drive, a bateria e o SETUP.

· O computador nem chega ao prompt e apresenta a mensagem de erro, neste momento é importante ter em mãos a relação das mensagens de erros e o significado de cada uma delas, analisando as possíveis causas dos problemas.

· Só para tentar, as vezes na realização do boot, por algum motivo que não pode ser considereado um problema grave, o computador lê um bit errado e por isso não consegue completar a operação, chegando ao prompt, às vezes, por causa desse bit errado o computador apresenta uma mensagem estranha de erro, normalmente ligada à configuração.

Antes de se desesperar ou tentar procedimentos mais complicados, desligue o computador, espere uns dois minutos e ligue-o novamente, se o computador der o boot normalmente como é de se esperar, o problema está resolvido, se o problema de erros de não conseguir executar o boot normalmente passarem a ser freqüentes depois de que uma nova placa ou dispositivo foi instalado, pode ser que a fonte que está sendo usada é de pouca potência para o trabalho exigido.

· Então a potência desta fonte deve ser verificada, se for de 300 W para um computador que tenha placa de som, dois drives, um bom disco rígido e um modem, será conveniente trocá-la por outra fonte de maior potência, e se depois dos procedimentos indicados, o computador ainda der sinais de que alguma coisa ainda está errada, é interessante observar se não existem sinais de sobre aquecimento ou verificar o próprio boot.

c) O prompt é conseguido, mas o computador não funciona direito.

3) Chega-se até o prompt, com o SO carregado, mas na hora em que o computador vai ser usado em determinadas tarefas, aparecem problemas como:

· Não é conseguido acessar determinados arquivos com a apresentação de mensagem de Access Denied.

· Use o programa attrib.exe do SO e remova o atributo existente no arquivo, ex.: attrib -R nome.ext, no windows, é o mesmo que alterar as propriedades do arquivo.

· Se o computador se negar a carregar determinados programas, deve ser verificado qual deles está apresentando problemas, fazendo desvios no AUTOEXEC.BAT ou CONFIG.SYS.

· Quando é tentado executar determinados programas aparece a mensagem Divide Overflow ou divide by 0, pode ser falta de memória para executar o programa, vírus no programa ou programa com sequências inválidas.

· Acontecem falhas sem explicações, como por exemplo, o computador se desliga ou trava, com seus comandos não sendo mais obedecidos.

Se o computador desliga sem explicação, pode ser um mau contato em qualquer ponto da fonte do computador, causando uma interrupção no fornecimento de energia à placa mãe, e com isso o seu desligamento.

Se o computador trava, o problema pode estar no próprio computador que não está recebendo o comando por falhas de contatos nos cabos que devem transportar os sinais que determinam os comandos, se for o mouse, verificar os fios do mouse ou o próprio programa.

· Tente executar o SCANDISK, pois o problema pode estar na leitura do disco rígido.

· O computador indica que a quantidade de memória é insuficiente quando é tentado executar certos programas, verificar itens anteriores.

d) O computador trava quando determinados programas são executados.

· Neste caso, provavelmente o programa está no programa que deve ser verificado, pode acontecer uma divisão por zero ou o programa entrar num loop infinito, que só será interrompido quando o computador for desligado.

e) Surgem mensagens de erro ou bips de erro:

· As mensagens de erro que vimos neste trabalho não são todas as que podem aparecer, verifique nessa relação quais as que podem ter alguma coisa a ver com problemas de funcionamento dos circuitos.

Observe se a mensagem de erro em forma de bips que são ouvidos no seu caso tem alguma coisa a ver com o seu hardware, verifique a provável causa do problema.

f) Problemas imprevisíveis

· O computador é uma máquina extremamente complexa, este fato impede que se possa reunir em um pequeno texto tudo o que pode acontecer, e levar a qualquer pessoa a se tornar um técnico infalível, nenhum ser humano é.

· Em qualquer dispositivo inventado e fabricado pelo homem existem aqueles defeitos imprevisíveis, o técnico, no caso de um defeito complicado deve estar pronto para tudo e atuar mais como um detetive do que como um especialista em hardware, nada é impossível, com lógica e paciência não existem problemas que não possam ser resolvidos.

Postagens relacionadas
  • Compartilhando Internet
  • Os Cuidados Com o PC
  • Memórias e Flip-Flops
  • Os Primeiros PCs
  • Docs Compatilhados
  • Qualquer Um Pode Sim
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (13987)
  • Antena Para Celular (11623)
  • Amplicador 60 W RMS (9319)
  • Os Gatos & Dúvidas (7886)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5627)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum