Fio Terra e Pára-Raios

Qualquer equipamento deve ser instalado numa rede elétrica perfeita no que diz respeito à fiação, pois a instalação correta protege o usuário, o equipamento e ajuda a economizar energia.

Mas até no exército onde as regras são rígidas existe quem não as segue, assim é com quem compra computador, ar condicionado, geladeira ou qualquer equipamento que precisa de energia elétrica para funcionar, e é quase certo que recomende a instalação de um fio terra.

Sobre aterramento existem diversas formas, mas algumas formas são boas e outras nem dão resultado, talvez seja por isso que as regras de aterramento não sejam seguidas, dificuldades de como funciona e para que realmente serve o aterramento são as desculpas mais usadas.

Muitos perguntam se o aterramento deve ser feito próximo ao computador, a resposta é “não importa”, desde que exista aterramento e ele seja bem feito.

Também é frequente a pergunta sobre o consumo de energia elétrica dos aparelhos que tem aterramento, com relação ao consumo de energia elétrica posso dizer que não deveria haver consumo de energia elétrica pelo aterramento.

Mas se tiver passando energia elétrica pelo fio terra e sendo desviada para a terra, significa que o fio terra está executando exatamente a função para qual ele existe, cuja função principal é a de desviar para a terra a energia elétrica da “carcaça”, dessa forma protege o usuário do computador contra choques.

Existe quem pense que se o gabinete não estiver dando choques não é necessário o fio terra, pode ser que em parte quem pensa assim esteja certo, mas podem existir fatores externos que impedem que o choque aconteça.

Um desses fatores é o bom isolamento do usuário em relação à terra, no caso um calçado de borracha e bem seco deve ser o que o usuário está usando.

Outro fator é o local onde está instalado o computador, que se for um local bem seco e o usuário estiver usando calçado que o isole bem do chão, ele não receberá choques.

Outra situação é o usuário ter plugado na tomada o plug na posição correta das fases, nesse caso o gabinete está com a carcaça no mesmo potencial do fio negativo, por isso não dá choques, mas se inverter a posição do plug na tomada, podem acontecer choques.

Usar ou não usar o fio terra é uma questão de opção, mas é bom esclarecer que o fio terra tem um papel importante na proteção do usuário, na prática, ele não altera em nada o funcionamento no desempenho de qualquer equipamento, a não ser que o equipamento exija o fio terra como meio de polarização.

Quanto a aumentar o consumo de energia, é lógico que se a instalação estiver com problemas ou o equipamento for instalado de forma que a carcaça “fique ou esteja viva”, o fio terra protege contra os riscos de choques desviando essa energia, e o preço pago pela segurança é o consumo referente à quantidade de energia desviada para a terra.

Existem usuários que confundem fio terra com para-raios, que é completamente diferente, o fio terra é o fio que serve para desviar pequenas ou médias quantidades de energia para a terra.

Para-raios servem para desviar para a terra grandes picos de energia gerados por descargas atmosféricas ou transientes que podem estar presentes nas linhas de transmissão, e que estejam presentes no ar.

Na prática, quem puder ter os dois tipos de proteção, é melhor aproveitar.

Postagens relacionadas
  • Eletricidade e Segurança.
  • Gerar e Usar a Energia
  • Gerar Energia Infinita
  • Eletricidade e Eletrônica
  • Economia Sem Gato
  • Transformadores de Tensão
  • Posts mais acessados
  • Teste de Bateria (13987)
  • Antena Para Celular (11624)
  • Amplicador 60 W RMS (9319)
  • Os Gatos & Dúvidas (7887)
  • Ganhar na Loto Fácil? (5627)
  • Utilize a busca para encontrar o tema de seu interesse.
    Pense no meio ambiente antes de este link.   Dúvidas? Acesse o Fórum